Comemoração da Consciência Negra em São Paulo acontecerá neste final de semana no Largo do Paissandu e Vale do Anhangabaú

Programação da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial terá shows, desfiles de escolas de samba, feira de afroempreendedores e inauguração do primeiro monumento de Zumbi dos Palmares

enviado por Cleusa Maria Amarante para o Portal Geledés

Neste final de semana, 19 e 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo (SMPIR) realizará atividades especiais em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O centro velho da cidade será o espaço para shows, desfiles de escola de samba e feira de afroempreendedores com artesanato, moda e culinária afro-brasileira, das 10h às 21h.

Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Ilê Aiyê, Artpopular, Cellia Nascimento, além de grupos de samba, pagode, maracatu e maculelê serão algumas das atrações nos palcos montados na região do Largo do Paissandu e Vale do Anhangabaú. As escolas de samba Nenê de Vila Matilde, Unidos do Peruche, Mocidade Alegre, Vai-Vai e Rosas de Ouro também se apresentarão.

No domingo, dia 20, às 15h, será celebrada a Missa Afro campal, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com a participação de membros das irmandades negras de São Benedito e do Rosário. Após a cerimônia, será realizado um cortejo inaugural até a Praça Antônio Prado, onde será revelado o primeiro monumento de Zumbi dos Palmares da cidade de São Paulo.

As festividades terão como tema “Consciência Negra na Década dos Afrodescendentes – comemorando o Centenário do Samba”, em celebração a dois marcos importantes para a população negra. A Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes (resolução 68/237), com o tema “reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. Além disso, as apresentações vão finalizar as comemorações dos 100 anos do registro, em 27 de novembro de 1916, do primeiro samba gravado em disco no Brasil: “Pelo Telefone”, de Donga e Mario Almeida.

O Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana, afirma que o Dia da Consciência Negra “é uma oportunidade de homenagear as contribuições históricas da população negra à sociedade brasileira. Fomos oprimidos por mais de 300 anos e essa comemoração serve para que o nosso lugar como cidadãos e parte integrante do país seja reconhecido”.

O dia 20 de novembro, data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares (1695), é uma das principais vitórias do movimento negro de luta contra o racismo no Brasil. A data foi criada em 2003 e instituída em âmbito nacional em 2011, (Lei 12.519, de 10 de novembro).  É feriado em mais de mil cidades e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. No Brasil mais da metade da população (50,7%) é preta e parda (negra), de acordo com dados do IBGE, de 2010. 

Monumento de Zumbi dos Palmares

Em maio deste ano, a SMPIR promoveu um edital para selecionar e premiar o melhor projeto de cidadãos negros e negras para a construção de uma escultura em homenagem a Zumbi dos Palmares. Entre as propostas recebidas, foi selecionada a do artista José Maria dos Santos, o Jofe, de 60 anos. A obra em bronze será instalada na Praça Antônio Prado, localização da antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos, na região central da cidade. O espaço é bastante simbólico para a comunidade negra, pois além de abrigar uma das primeiras irmandades católicas a aceitar a participação de negros, também costumava ser um local de sepultamento de escravizados.

O concurso teve o objetivo de celebrar, por meio do símbolo de Zumbi, o papel da população afrodescendente no desenvolvimento do país e do município de São Paulo, honrando suas contribuições sociais, culturais, políticas e econômicas à sociedade. Ainda, buscou inserir os cidadãos negros no acesso a recursos públicos para produção de artes visuais e promover sua participação na construção da cultura e historiografia brasileira.

Confira a programação completa:

COMEMORAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – PROGRAMAÇÃO
19/11 – Sábado – LARGO DO PAISSANDU
Horário Atração
10:00 às 20:00 Feira de Afroempreendores e DJ
10:30 Lumumba
12:00 Tobias da Vai-Vai
13:30 Sampagode
15:00 Tião Carvalho
16:30 Art Popular
18:00 Cellia Nascimento
19:30 Na Palma da Mão
21:00 Samba Rock
20/11 – Domingo – LARGO DO PAISSANDU
10:00 às 19:00 Feira de Afroempreendores e DJ
13:00 Samba de Roda
14:00 Grupo Maculelê
15:00 Missa Afro campal e Cortejo Inaugural até o monumento de Zumbi dos Palmares
16:30 Nenê de Vila Matilde
17:00 Unidos do Peruche
17:30 Mocidade Alegre
18:00 Vai-Vai
18:30 Rosas de Ouro
20/11 – Domingo – VALE DO ANHANGABAÚ
19:00 Na Palma da Mão
19:45 Ilê Aiyê
21:00 Diogo Nogueira e Jorge Aragão

Sobre a SMPIR

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial e avaliação das políticas públicas de ação afirmativa, com ênfase na população negra. A política de ação afirmativa é o instrumento por meio do qual se busca a promoção dos direitos dos indivíduos e grupos étnico-raciais que sofreram injustiças históricas e, ainda hoje, sofrem com desigualdades sociais motivadas pela discriminação racial e demais formas de intolerância.

+ sobre o tema

para lembrar

Quilombos Urbanos

Nos arredores das grandes cidades, escravos fugitivos plantaram...

Recy Taylor por Cassia Quezia

Recy Taylor. Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse...

Uma análise sobre Corra! e o racismo velado

Sobre Corra!/Get Out (com spoilers) A sinopse do longa Corra!,...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...
-+=