Comissão de Direitos Humanos da Câmara vai ouvir nove ‘ex-homossexuais’

Autor da proposta, Marcos Feliciano (PSC-SP) diz que eles são alvo de discriminação e considerados fingidores

POR EVANDRO ÉBOLI / EDUARDO VANINI, do O Globo 

 

BRASÍLIA — Dominada por um grupo de parlamentares considerado mais conservador, a Comissão de Direitos Humanos aprovou na última quarta-feira — por 10 a 6 — audiência pública que irá ouvir nove pessoas que, segundo eles, eram homossexuais e que mudaram a orientação sexual com o tempo.

Ainda não há data para ocorrer. A proposta é de autoria do Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), que, na justificativa de seu pedido argumenta que os chamados ex-gays são alvos de discriminação e apontados, por seus antigos “pares homossexuais”, os companheiros, como fingidores. Segundo o deputado, também as pessoas que sempre foram heterossexuais consideram que os “ex-gays” estão mentindo.

— Assim, os homossexuais e os heterossexuais consideram os ex-LGBTTs mentirosos, dissimulados e até mesmo doentes mentais — justifica Feliciano.

Dos nove convidados, cinco são homens e quatro mulheres. No grupo, há três pastores, um cantor evangélico, uma missionária, uma psicóloga e um estudante de psicologia. Para o deputado, os programas de TV tratam os ex-homossexuais como pessoas caricatas e que enganam a sociedade, sobretudo os cônjuges.

— Esses cônjuges são mostrados como quem estaria embarcando numa aventura, ao se casarem com pessoas que praticariam fraude sentimental, dizendo haver mudado a orientação sexual quando, na verdade, apenas enganam e tripudiam sobre a confiança de terceiros — diz Feliciano.

Parlamentares do PT, do PSB e do PSDB, cientes da derrota na votação, apelaram para que a proposta não fosse votada. O presidente da comissão, Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou que um debate desse vai expor as pessoas e será um “atrativo para a mídia”.

ENTIDADES CRITICAM AUDIÊNCIA

O presidente da Articulação Brasileira de Gays, Léo Mendes, criticou a audiência. Para ele, dizer que essas pessoas são ex-homossexuais é uma inverdade.

— Eles, inclusive, nunca foram homossexuais. São bissexuais que, neste momento, podem estar vivendo sua heterossexualidade — reflete. — Além disso, não cultivamos qualquer preconceito contra essas pessoas, pois defendemos o respeito a todas as orientações. O que não admitimos é tratar a homossexualidade como doença e querer curá-la, como tem sido a intenção do deputado por trás dessa ação.

Já o secretário da International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association para América Latina e Caribe, Beto de Jesus, acredita que a proposta de Feliciano faz parte de uma estratégia que ele tem adotado para atrair atenção através da mídia.

— Ele tem criado factoides que reverberam pelas redes sociais e entram para os tópicos mais discutidos. E isso acaba fazendo propaganda dele — avalia. — A discussão proposta é muito rasa. É um descabimento. Tanto para a Organização Mundial de Saúde, quanto para Conselho Federal de Psicologia, a homossexualidade não pode ser tratada como doença e, portanto, não há o que ser curado.

 

+ sobre o tema

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

Evento estudantil sofre ‘ataque de intolerância’, segundo organização

A 3ª Semana Cultural do Curso de Direito da...

Skinheads suspeitos de agressão homofóbica em Fortaleza são notificados para depor

Garoto foi agredido em praça em Fortaleza em 'presumido...

Família real britânica terá seu primeiro casamento gay

Primo da rainha Elizabeth II será conduzido no altar pela...

para lembrar

Juventude do PSDB reage a Coronel Telhada em Comissão de Direitos Humanos

No sábado (9), setores tucanos divulgaram nota em que...

ONU alerta para lacunas nos processos judiciais de racismo em Portugal

O Comité de Direitos Humanos das Nações Unidas está...
spot_imgspot_img

ONU alerta para lacunas nos processos judiciais de racismo em Portugal

O Comité de Direitos Humanos das Nações Unidas está preocupado com o uso excessivo da força pela polícia portuguesa contra pessoas de minorias étnico-raciais,...

Juventude do PSDB reage a Coronel Telhada em Comissão de Direitos Humanos

No sábado (9), setores tucanos divulgaram nota em que “solicitam” que a bancada dos deputados do PSDB reveja a indicação do ex-oficial da Rota....
-+=