Como ser solteira

Passamos parte da vida tentando nos encontrar em outro alguém. Tentando nos sentir completos com a tão sonhada metade da laranja – torcendo para que a cada relacionamento fracassado estejamos mais próximos do “verdadeiro amor”. Consideramos a ausência do relacionamento um sinal para procurar um novo, pois assim o mundo fará mais “sentido”. Bom, a vida vai bem além desse senso comum e o filme How To Be Single (“Como Ser Solteira”) retrata isso de uma forma engraçada e realista.

Por AGATHA ANDRADE, do Obvious

Alice acaba de sair de um relacionamento e deseja conhecer novas possibilidades, – Robin irá ajudá-la nisso – mas não é algo tão simples. Afinal, após anos em um único relacionamento ela não faz a mínima ideia de como o fazer. Ela passa muito tempo acreditando que tem que voltar para aquele relacionamento para ser feliz. Tal que, ela tenta iniciar outros, mas não se vê capaz de ser parte de algo.

Lutamos tanto para podermos nos sentir completos juntos a outra pessoa que nos esquecemos de que primeiro temos que apreender que o estar sozinho tem um lado bom. Esse lado não é exatamente o de sair para balada e dormir com estranhos, mas o de encontrarmos a nós mesmos primeiro. Saber o que queremos viver, realizar e fazer na vida.

O caminho até essas descobertas é longo e conturbado. O fim nem um pouco específico, mas é nessa conturbação toda que se apreende a sonhar e realizar por si só. Por vezes mal sabemos quem somos ou que queremos, falta algo e logo jogamos a culpa para o vazio do lado. Com tempo vamos apreendendo que a vida vai além de estar com alguém, mas que temos que lidar com o que há dentro de nós.

Atendendo as nossas diversas necessidades que vai muito além do grande amor. Não quero de maneira alguma desmerecer o tal, mas é importante se ter a certeza de gostar de estar consigo mesmo. Rir com os amigos. Experimentar tudo de bom que o mundo pode lhe mostrar. As diversas paisagens a serem exploradas no mapa.

how-to-be-single-956x478

Alice no filme vive exatamente cada uma dessas fases, lamentando o relacionamento que acabou, pois ainda não apreendeu a ficar sozinha. Mesmo que, seu objetivo inicial fosse terminar e viver tudo o que ela nunca pudera fazer por estar namorando, quando ela perde esse porto seguro ela fica temerosa e assustada. Cada momento e inseguranças desse novo caminho é tratado no longa metragem.

How-to-be-single

O filme ainda trabalha com outros personagens bem interessantes nessa vida agitada de Nova York, assim como a mulher que deseja encontrar o amor da vida dela na internet e a médica que está lidando com diversos conflitos da meia idade. Cada uma tentando lidar com essa questão de uma maneira diferente, diferentes pontos de vista e interesses ao se lidar com os seus objetivos e desejos.

O mais interessante é que o longa aparentemente trabalha com o clichê do cinema americano, inicialmente, mas da metade em diante no filme essa barreira da mesmice vai sendo quebrada. É um filme maravilhoso que vale a pena ser visto e revisto, além de deter diversas reflexões para serem feitas e muitas risadas a serem dadas.

Mostrando ainda o quanto que cada um deve buscar o que lhe faz bem e não apenas o que o que está acostumado a fazer por fazer ou o que o nível de tendência social manda. Buscar o que você realmente precisa, independente, do caminho que precisará fazer até lá. Até porque as coisas só começam a se transformar quando estamos dispostos a mudar a direção, mesmo com a certeza dos tombos que podemos levar, ainda assim, saber que sempre haverá uma forma de levantar e continuar.

564e974131c742.92198108

+ sobre o tema

Teoria que não se diz teoria

A separação entre teoria e prática é um histórico...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou mulher. Suburbana. Mas ainda tô na vantagem: sou branca

Ontem ouvi algo que me cativou a escrever sobre...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

27 ideias de tatuagens feministas

Que tal eternizar na pele seus ideais de luta...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Ato na USP cobra ação de diretor sobre ‘ranking sexual’ em Piracicaba

Grupo se reuniu em frente à diretoria da universidade...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=