Concurso de crônicas para estudantes homenageia os 100 anos do nascimentos da escritora Carolina Maria de Jesus

Iniciativa integra a Afroétnica Flink Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra que deve atrair em novembro mais de três mil pessoas no Memorial da América Latina e será encerrada na entrega do 12º Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo. Através do concurso, esse megaevento mobiliza escolas públicas, particulares e técnicas em torno da escritora.

Enviado para o Portal Geledés

Imagem: Obvious Mag

Já estão abertas as inscrições para o 1º Concurso Flink Sampa de Literatura, que vai premiar as melhores crônicas escritas por estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico da Capital e região metropolitana, inspirados no livro “Quarto de Despejo”, da escritora negra Carolina Maria de Jesus (1914-1977). A adesão ao concurso será por escola, que deverá preencher até 30 de setembro uma ficha de pré-inscrição, disponível no portal www.flinksampa.com.br.

O concurso faz parte da Afroétnica Flink Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, promovido pela ONG Afrobrás e da Faculdade Zumbi dos Palmares. Com entrada franca, esse megaevento vai reunir em 22 e 23 de novembro debates literários com autores nacionais e estrangeiros, lançamento de livros, seminário internacional, shows, espetáculos de teatro e dança, oficinas de moda e beleza, exibição de filmes e atividades para crianças no Memorial da América Latina. O encerramento será no dia 24 na Sala São Paulo durante a cerimônia de entrega do 12º Troféu Raça Negra para convidados.

Sob o tema “Carolina Maria de Jesus – Ontem, Hoje e Sempre”, o concurso rende uma homenagem ao centenário de nascimento desta escritora, autora do clássico da literatura nacional “Quarto de Despejo”. Editada em 13 idiomas, a obra em forma de diário conta a história da autora desde que deixou Sacramento, no interior de Minas Gerais, aos 17 anos, para ir morar em São Paulo, onde trabalhou como empregada doméstica e catadora de papel, até ser descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, quando fazia uma reportagem o bairro do Canindé, em São Paulo.
A partir de diferentes perspectivas do livro, o aluno poderá escrever uma crônica. O concurso é aberto a alunos da Capital e Grande São Paulo dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Educação para Jovens e Adultos das redes públicas municipais e estaduais, escolas técnicas ligadas ao Sesi-SP e à rede particular de ensino.

Os três primeiros colocados receberão respectivamente os seguintes prêmios: uma máquina fotográfica, um tablete e um smartphone. A lista de vencedores será divulgada em 07 de novembro pelo portal, onde podem ser encontradas mais informações sobre o concurso.
Informações para a imprensa com Nora Ferreira – Lu Fernandes Comunicação e Imprensa – 11 38154-4600

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

 

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Capitolina e o poder das garotas

Esqueça as dicas quentes sobre como conquistar garotos ou...

A violência sexual precisa ser contextualizada

Na última terça-feira, fui convidada para uma exibição gratuita...

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...
spot_imgspot_img

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou nesta segunda-feira...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=