“Congresso não pode passar por cima do cadáver de milhares de mulheres”, diz Jean Wyllys

Deputado responde às declarações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que aborto só será discutido “por cima de seu cadáver”. Ontem, psolista protocolou na Casa projeto de lei que legaliza e regulamenta a interrupção voluntária da gravidez

Por Redação, da Revista Fórum 

O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) mandou, na última terça-feira (24), um recado direto ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Hoje estou protocolando um projeto de lei que cria uma política pública de garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres para que o o Congresso não continue passando por cima dos cadáveres de muitas delas, de milhares delas”, disse, em vídeo publicado no Facebook.

Wyllys se refere ao PL 882/2015, de sua autoria, que assegura às mulheres o respeito a seus direitos sexuais e reprodutivos, além de legalizar e regulamentar a interrupção voluntária da gravidez, determinando que possa ser realizada com segurança, pelo Sistema Único de Saúde, por qualquer motivo até a 12ª semana de gestação. Hoje, o procedimento só é permitido no Brasil em três casos específicos: gravidez decorrente de violência sexual, anencefalia do feto ou risco à vida da mulher.

No início do mandato como presidente da Câmara, Cunha causou a revolta do movimento feminista ao afirmar que a pauta do aborto só seria discutida na Casa “por cima de seu cadáver”. “No aborto sou radical, não vou pautar nem que a vaca tussa”, considerou à ocasião.

Em entrevista ao portal O Dia, Wyllys comentou novamente as declarações do peemedebista. “Não vou passar por cima do cadáver do Eduardo Cunha porque ele não está morto, mas passarei sobre a arrogância dele. A lei é para que o Congresso não passe por cima do cadáver de milhares de mulheres que abortam clandestinamente em açougues e morrem todos os dias”, argumentou.

Como bem lembra o deputado do Psol em seu vídeo, o parlamentar evangélico ignora completamente as estatísticas. Segundo a pesquisa “Magnitude do abortamento induzido por faixa etária e grandes regiões”, produzida pelos professores Mario Giani Monteiro, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Leila Adesse, da ONG Ações Afirmativas em Direitos e Saúde, somente em 2013, cerca de 850 mil abortamentos induzidos podem ter ocorrido no Brasil. Destes, conforme o Ministério da Saúde, apenas 1.523 são casos de abortos legais. Em outras palavras, a interrupção da gestação de forma clandestina e insegura acontece aos montes no país, colocando em risco a vida de milhares de mulheres.

“Sentimos a necessidade de apresentar um projeto que mudasse esta realidade e reconhecesse esse quadro como uma questão de saúde pública e não como uma questão moral”, explica Wyllys. “Precisamos tornar essa pauta uma política pública, independente de ser contra ou a favor da interrupção voluntária da gravidez indesejada. Não deve ser fácil para qualquer pessoa fazer um aborto, mas se ele é praticado na maioria dos casos por falta de política pública e de educação sexual; de acesso a métodos contraceptivos; e de serviços de interrupção segura.”

De acordo Wyllys, o projeto deve, agora, ser encaminhado para três comissões que o analisarão, ou então seguir para um grupo especial, criado especialmente para discuti-lo. Tudo dependerá da decisão de Cunha.

(Foto: Antônio Augusto/Câmara dos Deputados)

+ sobre o tema

Caminhada Rosa marca dia mundial de combate ao câncer de mama

Evento no Rio de Janeiro reforça a importância damamografia...

Mulheres marcham contra o machismo em Paris

Aproximadamente 100 mulheres participaram neste sábado (1º), em Paris,...

Conselho Federal de Medicina deu atestado de ignorância ao repudiar campanha contra racismo

Fátima Oliveira: “O CFM não tem a menor noção...

Helle Thorning-Schmidt – Berlusconi admira sem dissimular primeira-ministra da Dinamarca

Os meios de comunicação italianos destacam, esta quarta-feira, o...

para lembrar

Etiqueta sexual para a mulher moderna

Uma vez eu conheci um cara. Por Clara do  Lugar...

11 coisas que não tem nada a ver com ser mãe de meninos

Muitas mulheres dizem que sonham em ter filhas meninas....

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...

Quanto machismo há na sua empresa?

Surge nos Estados Unidos o primeiro índice para mostrar...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=