Conheça o coletivo de advogadas que já atendeu centenas de mulheres gratuitamente

Era início de abril quando a advogada baiana Laina Crisóstomo lançou um post no Facebook oferecendo atendimento jurídico gratuito a outras mulheres, para se unir à campanha #MaisAmorEntreNós.

por  Júlia Warken, do M de Mulher 

Através dessa hashtag, o movimento visa justamente isso: convidar a mulherada a doar um tempinho para que a gente ajude umas às outras. Para a surpresa de Laina, o post viralizou, com milhares de curtidas e compartilhamentos, e foi através dele que o coletivo TamoJuntas nasceu. “Escrevi a postagem numa sexta-feira e na terça seguinte já estava fazendo atendimento”, lembra.

A publicação fez com que ela conhecesse Aline Nascimento e Carolina Rola, duas advogadas que também estavam dispostas a abraçar a causa, e as três resolveram criar uma página no Facebook para divulgar o atendimento voluntário. O foco é atender mulheres vítimas de violência de gênero, como casos de assédio sexual ou até briga pelo direito à pensão, por exemplo.

tamo-juntas_1

De lá para cá, dezenas de outras advogadas se uniram ao coletivo, além de psicólogas e assistentes sociais. Hoje o TamoJuntas tem voluntárias em diversos estados e, além da assistência jurídica, oferece amparo psicológico e social às mulheres atendidas. “Trabalhamos no âmbito judicial, mas também no âmbito da família”, explica Laina.

O coletivo nasceu em Salvador e, só lá, já existem 20 voluntárias trabalhando no projeto. Na capital baiana, o TamoJuntas também realiza mutirões mensais de atendimento, além de outras ações ligadas à causa.

tamo-juntas

Para solicitar ajuda ao TamoJuntas, basta mandar uma mensagem através do Facebook, site, email ([email protected]) ou WhatsApp (71 99185-4691). “Quando mulheres de fora da Bahia acionam a gente, nós encaminhamos esses casos às voluntárias dos outros estados”, explica Laina.

Além de abrir e acompanhar processos, elas também se disponibilizam a sanar qualquer tipo de dúvida que as vítimas possam ter, mesmo daquelas que estão sendo atendidas por outros advogados ou que apenas cogitam fazer uma denúncia.

A advogada estima que cerca de mil mulheres já tenham sido auxiliadas pelo coletivo e diz que a rede de voluntárias está atuando em mais de 100 processos. E olha que o TamoJuntas nasceu há menos de cinco meses!

tamo-juntas_0

Laina garante que todo o trabalho vale a pena, frente à gratidão das mulheres amparadas. E ela ressalta a importância de ter figuras femininas atendendo vítimas de violência contra a mulher:

“Quando nós criamos a fanpage, a gente não tinha ideia da dimensão que isso tomaria. Chegamos a mais de 64 mil curtidas, sem nenhum post patrocinado. Aquilo ali são realmente mulheres sedentas por informação, mulheres que precisam de causas como essa. Além do auxílio jurídico, elas precisam falar da dor que sentem, precisam de um atendimento humanizado que não é dado em outros ambientes. Ser atendida por mulheres que atuam enquanto feministas faz toda a diferença nessa hora. Elas se sentem verdadeiramente seguras e acolhidas, pois existe sororidade e empatia. Isso é o principal”.

 

+ sobre o tema

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=