Consciência política

Após o primeiro turno das eleições municipais deste ano, foi impossível não lembrar das palavras do amigo de horas de prosas e escrevinhador baiano, Evandro Calisto.

Por Maurício Pestana enviado para o Portal Geledes

Política não é uma ação que busca o poder por desejo e tão pouco uma receita de bolo. Tenha cuidado com os que falam que "política é assim". A política não é um plano arquitetado para produzir uma pessoa e colocá-la no poder. A política não se resume a questões singulares de classe, gênero e raça. A política sempre será a busca do bem para conduzir o Estado.

A ingênua sede de um grupo extinguir o outro ou dominar o seu algoz, desembocará no início daquilo que se tenta acabar. Bobos são os que acreditam no aniquilar como solução. A ação pautada no ressentimento impõe ao ator a posição menor frente àquele suposto inimigo.

Ser igual naquilo que todos podem ter de bom nos traz respeito, e não as condecorações ou títulos produzidos nas escolas. Do que valem os diplomas sem ações efetivas sejam benéficas para todos? Do que vale a repetição das falas alheias sem a densidade do conteúdo? Do que vale os livros sem compreendê- los? Do que vale a caneta sem a escrita?

A consciência política passará sempre pela identificação dos charlatões que utilizam a desgraça da vida privada para a promoção de si, construindo soluções coletivas vazias. O importante é identificar os vaidosos que imaginam ser sua existência a âncora de todos; perceber quando a força do poder engole a serenidade e enlouquece a alma.

Ser eleitor deve ser uma das mais complexas ações que existe. No mar da pompa, devaneios, jogos de cena, vaidade e artimanhas, identificar o ser político, o líder, é uma tarefa ingrata. Tarefa essa que a maioria dos eleitores paulistanos, 3.096.304 milhões de pessoas, escolheu recusar com votos brancos, nulos e abstenções.

+ sobre o tema

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Outra vez, a novela! Agora com piadinha racista na boca de personagem negro, por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Deuzuite (Susana Badin) enquanto ouve Alcione,...

para lembrar

Mino Carta e a Herança da Casa Grande

Não quero que os ricos chorem, dizia o líder...

Clamamos por Justiça! Violencia policial em Planaltina-DF

Consternados manifestamos nossa dor e repúdio diante da morte...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

Serra prometeu à Chevron mudar regras do pré-sal

Wikileaks revela que José Serra, então pré-candidato do PSDB...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=