Consciência política

Após o primeiro turno das eleições municipais deste ano, foi impossível não lembrar das palavras do amigo de horas de prosas e escrevinhador baiano, Evandro Calisto.

Por Maurício Pestana enviado para o Portal Geledes

Política não é uma ação que busca o poder por desejo e tão pouco uma receita de bolo. Tenha cuidado com os que falam que "política é assim". A política não é um plano arquitetado para produzir uma pessoa e colocá-la no poder. A política não se resume a questões singulares de classe, gênero e raça. A política sempre será a busca do bem para conduzir o Estado.

A ingênua sede de um grupo extinguir o outro ou dominar o seu algoz, desembocará no início daquilo que se tenta acabar. Bobos são os que acreditam no aniquilar como solução. A ação pautada no ressentimento impõe ao ator a posição menor frente àquele suposto inimigo.

Ser igual naquilo que todos podem ter de bom nos traz respeito, e não as condecorações ou títulos produzidos nas escolas. Do que valem os diplomas sem ações efetivas sejam benéficas para todos? Do que vale a repetição das falas alheias sem a densidade do conteúdo? Do que vale os livros sem compreendê- los? Do que vale a caneta sem a escrita?

A consciência política passará sempre pela identificação dos charlatões que utilizam a desgraça da vida privada para a promoção de si, construindo soluções coletivas vazias. O importante é identificar os vaidosos que imaginam ser sua existência a âncora de todos; perceber quando a força do poder engole a serenidade e enlouquece a alma.

Ser eleitor deve ser uma das mais complexas ações que existe. No mar da pompa, devaneios, jogos de cena, vaidade e artimanhas, identificar o ser político, o líder, é uma tarefa ingrata. Tarefa essa que a maioria dos eleitores paulistanos, 3.096.304 milhões de pessoas, escolheu recusar com votos brancos, nulos e abstenções.

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Comércio entre Brasil e África cresce 416% em 10 anos

  Os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio...

Gay pode colocar parceiro como dependente no IR

Receita Federal aprovou parecer com origem em pedido...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

Contra Covid-19, IBGE antecipa dados sobre indígenas e quilombolas

O IBGE estima que no Brasil existiam 7.103 localidades...

Obama ‘perdoa’ peru e o livra do forno à véspera de Ação de Graças

Presidente cumpriu tradição na Casa Branca com as filhas,...

Aquilo que não te mata torna você mais forte

Fonte: The New York Times - Mary J. Blige...

Fundação Casa Botucatu recebe prêmio por trabalho no eixo étnico-racial

Prêmio Educação Afirmativa será entregue, na segunda (17/11), pela...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=