Contra o preconceito

A ONG Terra da Luz promove hoje mesa-redonda sobre discriminação, no Museu do Ceará. A atividade integra a Caravana da Consciência Negra 2009

Por toda parte, quando menos se espera, o preconceito revela a face de uma sociedade que ainda não conseguiu conviver com as diferenças, mesmo após mais de um século de abolição da escravatura. Em Fortaleza, a Caravana da Consciência Negra 2009 realiza hoje, por meio da ONG Terra da Luz, com a produção da Caldeirão das Artes, atividades que marcam o dia pela educação não sexista e sem discriminação, no Museu do Ceará. A iniciativa recebe o apoio da Secult.

De acordo com Roberto de Oliveira, Presidente da ONG, a programação contempla palestras sobre a saúde da mulher negra e a questão étnico-racial. Na mesa-redonda, presença de Orlaneudo Lima (GRAB e Secretaria de Saúde), Chico Pedroza (GRAB), Michele Meire (Coordenadoria da Diversidade da Prefeitura), Valeria Mendonça (Administração do Crio e do HGF) e Álvaro Pinheiro Neto (Coordenador da Saúde da População Negra).

Além disso, apresentações musicais ajudam a divulgar a cultura afro-brasileira, com a presença da cantora Vilma Dantas, a partir das 18hs. “A proposta é difundir a cultura negra e promover a igualdade através do reconhecimento das diferenças, estabelecendo uma discussão sobre a questão do preconceito”.

A idéia, ainda, segundo Roberto, é levar para a periferia da cidade, ao longo deste ano, uma discussão e releitura da história do movimento negro, com o objetivo de realizar um debate permanente sobre a temática. Nesse sentido, a ONG já realiza ações em três áreas diferentes: cultura étnica-racial, segurança alimentar, além de cursos de capacitação profissional.

O evento contará também com a participação de professores e estudiosos, além da juventude, grupos de maracatu, Hip Hop, capoeira, religiões de matriz africana e de outras crenças, estudantes, militantes de movimentos populares, organizações e entidades ligadas a esse processo.

 

Parceria

 

Segundo a diretora do Museu do Ceará, Cristina Holanda, houve uma aproximação entre a instituição e o movimento negro desde o ano passado, quando foi produzido um seminário sobre os 120 anos de abolição da escravatura. A partir de então, várias outras atividades foram articuladas, como o evento realizado durante o mês da consciência negra.

Mais informações:

Mesa-redonda com o tema Discriminação. Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, Centro). Hoje, das 16 às 19hs. Telefones: 3101.1200 ou 3101.1201

Matéria original: Contra o preconceito

Do Diário do Nordeste 

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Urban Outfitters é acusada de racismo

Mais uma da Urban Outfitters! Depois de ser processada...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=