Coração urbano

Sou o tipo que tem medo de galinhas. Tipo que corre de bois, gansos, carneirinhos. Nada entendo de cercas, águas subterrâneas, fogão a lenha. Conheço o campo como conheço a lua, a distância. Isso não me torna melhor nem pior. Apenas carimba no meu crachá: Feita na cidade.

Por Fernanda Pompeu, do Yahoo

É fato, volta meia, visito sítios. O da minha amiga Marina na Serra do Japi, o da minha irmã Cláudia em Itajú. O parco tempo que passo neles são de encanto e relaxamento. Mas nunca sei exatamente no que pensar ou o que fazer. Bem ao contrário do meu habitat urbano, onde tenho sempre preocupações e compromissos para me divertir. Como se entretenimento e tensão se fundissem.

Também já visitei o sertão. O do litoral norte de São Paulo nos anos 1970, o do Ceará, o da Serra da Capivara no Piauí. O baiano. Do mineiro, sei o que li em Guimarães Rosa. Na totalidade, é pouco. O que faz de mim uma caipira urbana é não saber narrar luares, fogueiras, trilhas, passarinhos, arroz e feijão tropeiros.

Está provado. Sou bicho da cidade. Alguém que não sobrevive sem ruas apinhadas, sem confusão de mobilidades, sem sirenes, alarmes e vastos conflitos de interesses. A ordem do campo é ouvir e respeitar o relógio da natureza. Nada de colher sem semeadura. Nada de desperdiçar o que tanto trabalho deu.

a cidade é perdulária. Consome o manufaturado, o verde, o excesso, a falta. Até o lixo vira negócio. Ela exibe um lado enfermo. Mas a cidade também tem seus brilhos. Por exemplo, o ritual de roncos e respirações coletivas. O enxame de problemas. As soluções criativas.

Vivo em Sampa. O maior aglomerado urbano do Brasil. Gosto desse título. Ele abre para inúmeras possibilidades. Vejo a marginal do Tietê como um rio Amazonas e seus acessos como igarapés despejando canoinhas em forma de veículos. Todo mundo navegando com muita pressa de ancorar no destino.

Ancorar no destino para embarcar em outro itinerário. Às vezes, é tão custoso alcançar a porta de casa, que ela vira o remanso, a varanda que dá para o campo. Não aquele físico, ordenado. O campo imaginário alimentado pela nostalgia de um modo de vida passado que a maioria nem viveu.

O melhor da cidade são seus bichos. Diferentes, sôfregos, ansiosos. Mas também irônicos, maliciosos, esperançosos. Tem de tudo na cidade. Da delicadeza à grosseria. No meio das suas horas passa um trem repleto de passageiros novos. No dia seguinte, a mesma coisa.

Imagem: Régine Ferrandis sobre obra de Antoine de Galbert

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

5 coisas que você deve saber antes de considerar ir morar no exterior

Outro dia compartilhei um texto no Facebook no qual...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Sol enluarado

Por Fernanda Pompeu Em qualquer compêndio de geografia, lemos sua...

Modéstia à parte, meus poetas

Noel Rosa (1910-1937), poeta da carioca Vila Isabel e...

Branquinha negrinha

Os brasileiros ouvem e falam pouco do Equador. É claro,...

Esqueço não

Janaína de Almeida Teles, nascida em 1967, tem pedigree...

Fátima Oliveira dos 1000 Legados

Temos trabalho e prazer para muitas gerações Por Fernanda Pompeu em seu blog  Em 2005, tive a honra e o prazer de entrevistar a médica Fátima Oliveira (1953-2017)....

A vida é raçuda

Alvorada Acordar cedo é fonte de sofrimento para Celina Macunis. Toda vez que é obrigada a sair da cama antes das 10, vivencia a espantosa...

Luiza Bairros (1953-2016)

Morreu no 12 de julho 2016 a grande Luiza Bairros. Ela foi de tudo: ativista, professora, ministra. Gaúcha e baiana. O texto que segue...
-+=