Cursos livres de Percussão e Dança Preparativos para o Carnaval 2018.

Apresentação

Enviado para o Portal Geledés

Iniciando os preparativos para o nosso desfile de 2018, estaremos promovendo a partir 12 de junho o processo de formação do nosso elenco de coros percussivos e coreográficos.

Como principal característica trazemos a proposta de percussão e dança com a influência dos ritmos urbanos baianos, paulistanos, cariocas e na musicalidade e corporalidade do candomblé Ketu.

Serão encontros semanais de 3 horas de duração, as segundas feiras entre os meses de junho de 2017 a fevereiro de 2018, quando realizaremos nossa saída e celebração no dia 05 do mesmo.

Importante salientar que o curso se deve a preparação do elenco de desfile obedecendo como critério a afro afirmação, motivo de existência do bloco, desta forma, destina-se aos atuais integrantes, bem como a novos integrantes que do mesmo modo que os coros percussivo, vocal e coreográficos já existentes devem se dizer afrodescendentes e se afirmarem como tal.

Sempre frisaremos que não nos move a cisão, mas sim a necessidade de ajuntamentos e representatividades negras nas mais diversas áreas de nossa sociedade e como exemplo desta necessidade, o Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã é composto majoritariamente de negros e negras em seu elenco, cabendo a esta condição de afirmação a participação neste processo.

Percussão – Ritmos Abordados e Dança Integrados

Trazendo ritmos oriundos do candomblé ketu e em diversas variações do
Samba a saber:

– Ijexá;

– Hamunha;

– Vassi;

– Agabi;

– Alujá;

– Daró;

– Aguere;

– Variações do Samba em Partido Alto, “Rasgado” ou “de Enredo”, Samba Reggae, Samba de Roda, Samba Afro.

O desenvolvimento destes ritmos se dará não na forma tradicional, mas obedecendo critérios de criação de arranjos voltados para o repertório a ser composto para o Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã.

Destacamos também o uso de instrumentos característicos dos grupos percussivos como baterias de Escolas de Samba e Blocos Afro, Surdos, Caixas, Malacachetas, Repeniques e Repiques Mór, Timbaos, Ganzás, Xequerês, Tamborins, Agogôs, Cuícas, entre outros, de forma a realizarmos adaptações dos ritmos originais para os timbres e técnicas de cada um destes instrumentos de acordo com os arranjos criados com base no repertório a ser desenvolvido pelo Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã.

Mestres de bateria deste curso: Fernando Alabê e Fefê Camilo.

Dança

Abordagem baseada nos códigos presentes nos ritmos abordados e suas variações de acordo com o repertório pertinente a cada orixá dentro dos mesmos ritmos, bem como revisitada de forma contemporânea e voltada, principalmente, para o acontecimento em cortejo no dia de nossa saída em fevereiro de 2018.

Mestres de Dança neste curso: Dan Rodrigo e Debora Marçal.

Investimento

Taxa de matrícula: R$ 30,00

R$60,00/mês com vencimento no dia 30 de cada mês, sendo cobrada a partir de 30 de julho de 2017 até 30 janeiro de 2018.

Sendo as três primeiras semanas do processo gratuitas (12,19 e 26 de junho de 2017).

Torna-se importante evidenciar que 50% deste valor destina-se a confecção do traje de desfile de cada integrante para o próximo carnaval e os 60% restantes destinam-se a remunerar mestres, bem como parte da manutenção do bloco e do espaço sede também custeio de peles de instrumentos, bem como instrumentos a serem substituídos e acessórios.

Local: Aparelha Luzia, Rua Apa 78, Campos Elíseos, São Paulo/SP

Informações:

– In box na página Ilu Inã do Facebook.

+ sobre o tema

Lançamento do livro/CD/DVD ‘O Jongo do Tamandaré’

    Saiba Mais:  Jongo Cacuriá AS DANÇAS...

I Semana da Consciência Negra coletiva do Baixo Tocantins – 2011

"Enquanto a cor da pele for mais importante que...

Gal Martins: O movimento que faz a diferença

Como Gal Martins levou a linguagem da dança contemporânea...

para lembrar

Documentário aborda preconceito contra cantoras negras no Heavy Metal

  Um novo vídeo jornalístico da Global Television foca...

Denúncia – Quilombo Rio dos Macacos ainda sobre ameaça da Marinha

por Vilma Reis A foto é do que acontece neste...
spot_imgspot_img

Unicamp abre 16 cursos gratuitos online; veja como se inscrever

Quer começar o ano dando uma turbinada no currículo? A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece vagas em 16 cursos gratuitos totalmente para estudantes...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

Confira a lista de selecionadas para participarem da segunda turma do EncruziLab – curso em educação digital

É com muita alegria que comunicamos as mulheres selecionadas para participarem da segunda turma do EncruziLab - curso em educação digital, Módulo I.  Tivemos mais...
-+=