De troncos a postes: o racismo velado na sociedade brasileira – por : Kiko Nogueira

O meio-campista Tinga, do Cruzeiro, reagiu de maneira equilibrada depois dos xingamentos perpetrados pela torcida peruana do Real Garcilaso. Um bando de boçais imitava macacos a cada vez que ele pegava na bola durante a partida (que terminou em 2 a 1 para o Real, aliás).

“Eu queria não ganhar todos os títulos da minha carreira e ganhar o título contra o preconceito contra esses atos racistas”, disse. “Infelizmente, aconteceu. Joguei vários anos na Alemanha e isso nunca aconteceu. Agora, em um país vizinho ao nosso, onde existem pessoas iguais a mim, acontece isso. Por mim, eu deixaria de ganhar qualquer título para que não houvesse mais desigualdade”.

Tinga poderia — e seria compreensível — ter perdido a cabeça. De uma maneira simples, porém, externou uma consternação diante daquele absurdo: se na Alemanha ele não passou por isso, como esse tipo de ofensa pode ter vindo de um país tão próximo ao nosso — e longe de ser ariano?

Bem, o racismo e a estupidez não têm fronteiras e estão entranhados no futebol. O tema tem sido tratado, com medidas mais ou menos paliativas, pela Fifa. É um problema antigo. Provavelmente faltem, também, jogadores mais combativos. Talvez falte atitude, de uma maneira geral.

No seu clássico “O Negro no Futebol Brasileiro”, o grande Mario Filho, maior cronista do esporte (que seu irmão Nelson Rodrigues chamou de “criador de multidões”), contou uma história exemplar.

Mario relata o surgimento do São Cristóvão nos anos 20. Segundo ele, naquele time, “os mulatos e os pretos sentiam-se mais mulatos e pretos, orgulhando-se disso”. Com esse espírito, o São Cristóvão sagrou-se campeão carioca em 1926.

E então ele fala de Feitiço, nascido Luís Macedo Matoso. Feitiço era centroavante do Santos na época, conhecido por suas cabeçadas e gols de bico.

Num jogo entre o escrete carioca e o escrete paulista em 13 de novembro de 1927, houve uma paralisação depois de um pênalti para o Rio de Janeiro. Presente ao estádio, o presidente Washington Luís, que não entendia nada, mandou da tribuna que a partida prosseguisse.

Feitiço não gostou da interferência. Embora não fosse o capitão, liderou a equipe em sua retirada de campo. Feitiço, um mulato que, de acordo com Mario, mal sabia rabiscar o nome na súmula, era o símbolo de uma nova postura.

No gramado, ele “estufava o peito, enpinava o queixo. Ia logo levantando os braços, apertando as mãos por cima da cabeça, como um boxeur depois de um knock-out, pedindo palmas, querendo mais palmas. Quanto mais palmas batiam para ele, mais ele corria em campo”. Feitiço ainda seria aclamado “Imperador do Foot-ball” pela imprensa britânica depois de uma vitória de 5 a 0 da seleção brasileira sobre a escocesa em 1928.

Talvez esteja faltando um pouco de Feitiço a Tinga e a tantos outros jogadores brasileiros vítimas de palhaços racistas. Sair de campo no primeiro guincho de símio ouvido na arquibancada é um começo — ainda que venha do presidente.

feitiço

Fonte: DCM

+ sobre o tema

Após alerta de risco de câncer, Coca pode mudar fórmula de corante

Pesquisa americana afirma que substância seria cancerígena.Fabricante diz que...

Negros têm acesso às universidades na velhice

Ministra revela que negros ainda sofrem discriminação no país D´Acelino...

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=