De volta à vida pública, Obama convoca jovens a participarem da política

O ex-presidente americano Barack Obama retornou nesta segunda-feira à atividade pública depois de quase três meses de silêncio para se lançar a seu novo desafio: incentivar a participação política de uma nova geração de ativistas.

Do Jornal Floripa 

Foto: Larry Downing /AFP via Getty Images

O ex-chefe de Estado coordenou um diálogo com jovens líderes na Universidade de Chicago, onde começou como coordenador comunitário há cerca de 30 anos.

Obama recebeu uma ovação ao entrar no auditório, e provocou gargalhadas ao perguntar ao público: “Então, o que aconteceu enquanto estive fora?”

Antes de iniciar os debates, Obama disse que “a coisa mais importante que posso fazer por este país agora é preparar uma nova geração de líderes para a tomar a iniciativa de tentar mudar o mundo”.

Apesar de evitar cuidadosamente fazer qualquer referência a seu sucessor, Donald Trump, ou à atualidade política, Obama criticou a influência do dinheiro e dos gruposde interesse na política.

“Nossa taxa de participação nas eleições é uma das mais baixas de todas as democracias. E estou convicto de que os únicos que podem resolver esse problema são os jovens, a próxima geração”, afirmou.

Desde que deixou a Casa Branca em 20 de janeiro depois de oito ano no poder, Obama dedicou parte de seu tempo a férias com sua esposa, Michelle. Jogou golfe e começou a ordenar suas memórias.

Ele e sua esposa criaram a Fundação Obama, cuja sede ficará na zona sul de Chicago, uma área carente, para justamente impulsionar a participação política dos mais jovens.

Obama participará em 25 de maio em um diálogo público junto à chanceler alemã Angela Merkel em Berlim, por ocasião do 500º aniversário da Reforma Protestante.

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

Rio+20: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva   Digamos que este Junho...

São Paulo: Show Almir Sater

  Credicard Hall - Sábado 07, 22h Nascido...

Extrema pobreza reduz 63,3% nos últimos dez anos

Só em 2012, foram 1 milhão de pessoas que...

Fátima Oliveira: ‘Meio ambiente não é adereço’

Um recado firme e perfeito: "meio ambiente não é...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=