“Dear White People” e a diversidade de pele negra

 

(Não há spoiler algum aqui)

Caras pessoas negras,

Nós somos muitos. Somos vários, somos múltiplos. Somos de muitas origens, muitas criações. Muitos estilos. Nós acessamos informações diferentes. Nós crescemos em ambientes diferentes. Tivemos educação diferentes. Aprendizados diferentes.

Acima de tudo, somos pessoas diferentes.

A diferença entre nós, digo. Como seres humanos.

Nós somos, eu sou; eu sou, nós somos.

Foto: Imagem retirada do site Medium

“Dear White People”.

Eu sou a série. Que, apesar do nome, é sobre nós. Somente sobre nós e sobre o mundo que nos rodeia. Então, é para nós que eu falo. Para mim.

Eu sou a série. Que era filme. Foi um filme que nos pressionou muito. Nos atingiu com uma pegada firme, sem vergonha, sem medo. Um filme que nos enxergou por dentro, e nos revirou do avesso.

A série consegue ir além disso.

A série é sobre você, a série é sobre mim. São 10 capítulos, cada um com mais ou menos meia hora. Cada um dos capítulos é centrado num personagem. E cada um desses personagens, pessoas pretas tão diferentes entre si, com visões tão diferentes e objetivos e motivações tão diversos, cada um deles é cada um de nós.

Nós não somos rótulos. Nós somos seres humanos.

Foto: Imagem retirada do site Medium

A série é como se fosse uma continuação do filme. Embora não seja. É como se fosse uma versão alternativa. Que vai além. São os desdobramentos da conclusão do filme. É uma história que se aprofunda. Porque nós temos muitas histórias para contar.

Foto: Imagem retirada do site Medium

Samantha White (Logan Browning) é meramente a revolucionária? Há mais por detrás. Quais contradições ela tem de encarar? O que a leva a fazer o que faz? E os seus sentimentos? Você ousa julgar o que ela sente?

Lionel Higgins (DeRon Horton) é só o repórter nerd e tímido?Há questões sobre a sua sexualidade? Isso muda ou define o que ele é? O que há além disso? O que ele apresenta no seu desenvolvimento e crescimento?

Troy Fairbanks (Brandon P. Bell) é só um fantoche do papai? É só o menino preto rico que adoram odiar? É realmente o famoso “capitão do mato”? O que há além disso? Quais suas motivações, quais seus pensamentos a respeito? Quem ele realmente é?

Foto: Imagem retirada do site Medium

Reggie Green (Marque Richardson) é só o militante raivoso? É somente o agitador fanático? É apenas um bruto? Quais sentimentos brotam ali? Quantas lágrimas estão enterradas ali? Quais os seus pensamentos?

Coco Conners (Antoinette Robertson) é realmente uma patricinha? É a menina preta sem “consciência”? Será? O que a pele mais escura influiu na sua vivência? O que a sua vivência tem a nos dizer sobre a sua personalidade hoje? O que ela, por sua pele mais escura, experimentou que outros não experimentaram?

O diretor Justin Simien, que também foi o diretor e idealizador do filme de 2014, foi realmente brilhante aqui. Brilhante.

Foto: Imagem retirada do site Medium

Há mais. Há muito mais. Porque a série não se contém.

Há piadas. Muitas. Você ri muito. Eu gargalhei várias vezes. Alto.

Há referências. Há verdades. Há fatos indigestos que você preferiria não ouvir.

Há tensão. Há uma real tensão. Na qual você segura a respiração. Aquela tensão que eu já experimentei. Na vida real. A lembrança daquele momento em que a sua vida está na mira de um cano frio. Tensão. Choro. Lembranças de um momento violento.

A série não é sobre tragédias. A série é sobre você, pessoa de pele negra — seja a sua pele clara ou escura. A série é sobre as suas contradições, os seus sentimentos, as suas esperanças ocultas, os seus desejos enterrados, as suas vontades censuradas, os seus amores, as suas alegrias, os seus questionamentos. A série te revira do avesso para que você mostre para a luz o que talvez você tenha enterrado no fundo da alma.

E é uma série muito gostosa de assistir! Apesar de tudo, tranquila e divertida.

Divulgação/ Netflix

Divergências? “Racismo reverso”? Boicote à Netflix? Sinceramente, nada disso me interessa. Ninguém tem que explicar nada. É só assistir. Me recuso a tentar justificar qualquer coisa nesse sentido.

Mas fiquem tranquilos. Porque, apesar do nome, a série não é nada sobre pessoas caucasianas. “Dear White People”, apesar do nome, é uma série sobre eu e você, sobre todos nós, pessoas de pele negra — seja essa pele clara ou escura.

PS: A paródia da série Scandal que aparece. Eu ri muito!

Foto em destaque: Reprodução/ Medium

+ sobre o tema

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...

21 de Março – Toda beleza veio para ficar!

Para comemorar o  21 de Março - Dia Internacional...

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss...

Akim Camara um virtuose do violino na Holanda

O Maestro Andre Rieu apresentou Akim Camara um violinista...

para lembrar

As lições de Carolina e seu cabelo crespo na escola

Carolina tem 6 anos, ama seu cabelo crespo e...

Lázaro Ramos viverá guru pop em nova novela

Longe das novelas desde Lado a Lado (Globo, 2012), Lázaro Ramos voltará à...

45 Turbantes incríveis selecionados para você. Esperamos que curta!

Gosta de turbantes e esta precisando de inspiração selecionamos...

Apresentação histórica de Kendrick Lamar na Casa Branca

Apresentação histórica de Kendrick Lamar na Casa Branca. Assista...
spot_imgspot_img

“Dear White People” mira microagressões raciais e debate sobre liberdades

2º ano da série eleva o nível apresentado pela produção da Netflix e oferta ao espectador rara oportunidade de entretenimento banhado em reflexão Por Reinaldo...

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...
-+=