Denúncia: Especial alerta Paracatu – pare o maior envenenamento em massa do Brasil

Cresce anormalmente o número de casos de câncer em Paracatu, especialmente entre a população mais jovem. Para médicos e cientistas, a causa do problema é o arsênio liberado pela mineração de ouro a céu aberto na cidade. Os custos estimados com diagnóstico, tratamento e indenização das vítimas alcançam bilhões de dólares. Pedimos aos nossos Promotores Públicos que desengavetem a Ação Civil Pública de Prevenção e Precaução, e ao Prefeito da cidade de Paracatu e seus auxiliares que tomem as medidas de proteção às milhares de vidas humanas de Paracatu.

Do Mamapress

Mina de arsênio em Paracatu, primeiro-ministro canadense John Harper, Kinross Gold Corporation e presidente brasileira Dilma Roussef: apoio governamental ao envenenamento em massa. Fotos: Beto Magalhães, Reuters.

Paracatu é uma cidade mineira de pessoas humildes e hospitaleiras. Nos últimos anos, algo estranho está acontecendo com a saúde dessa população. Cresce anormalmente o número de casos de câncer em Paracatu, especialmente entre a população mais jovem. Em Paracatu, o número de pacientes com câncer, em relação à população em geral é muito maior que em outras regiões do estado, do país ou do mundo. Como as condições de atendimento à saúde na cidade são precárias e a maioria da população é pobre, os pacientes buscam tratamento em hospitais filantrópicos em outras cidades de Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo, como o Hospital de Câncer de Barretos.

Para médicos e cientistas,a causa do problema é o arsênio liberado pela mineração de ouro a céu aberto na cidade. A solução do problema é paralisar a liberação deste veneno para o ambiente e diagnosticar e tratar as pessoas expostas ao arsênio. A EPA, agência de proteção ambiental do governo norte-americano calculou que as perdas e danos causados pelo arsênio variam entre US$1.5 milhão e US$6 milhões por cada vida humana. Desde 1987, os mais de 80 mil habitantes de Paracatu estão diariamente expostos à intoxicação crônica pelo arsênio liberado pela mineradora canadense Kinross Gold Corporation. Este é o maior envenenamento em massa de que se tem notícia na história do Brasil.

Os custos estimados com diagnóstico, tratamento e indenização das vítimas alcançam bilhões de dólares. Os impactos para a saúde das pessoas e a economia são desastrosos. Desde 2009, uma Ação Civil Pública de Prevenção e Precaução pede que o poder público ofereça exames clínicos e laboratoriais a toda a população de Paracatu e obriga a mineradora a pagar todos os custos com diagnóstico e tratamento de todos os habitantes da cidade. Esta Ação Civil Pública encontra-se paralisada no fórum de Paracatu.

Pedimos aos nossos Promotores Públicos que desengavetem a Ação Civil Pública de Prevenção e Precaução e ao Prefeito da cidade de Paracatu e seus auxiliares que tomem as medidas de proteção às milhares de vidas humanas de Paracatu. Como o arsênio de Paracatu está se dispersando pelo ambiente através da atmosfera e da água, pode-se afirmar que a contaminação de Paracatu é um problema de saúde pública local, regional, nacional e internacional.

SAIBA MAIS SOBRE O ENVENENAMENTO EM MASSA DE PARACATU:

Ação Civil Pública de Prevenção e Precaução por Dano Ambiental e à Saúde Pública Decorrente de Carga Contínua sobre o Meio Ambiente com Pedido de Cautela Liminar, proposta pela Fundação Acangau contra a Kinross Gold Corporation e Prefeitura Municipal de Paracatu (http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp…). Um arquivoPDF desta Ação pode ser recuperado emhttp://anexo.novojornal.com/48280_2.pdf.

http://sosarsenic.blogspot.de/…/canadian-kinross-gold-corpo…

http://sosarsenic.blogspot.de/…/stop-invisible-mass-killing…

Ono FB, Guilherme LR, Penido ES, Carvalho GS, Hale B, Toujaguez R, Bundschuh J. 2011. Arsenic bioaccessibility in a gold mining area: a health risk assessment for children. Environ. Geochem. Health 34:457-65.

Arsênio liberado pela Kinross em Paracatu já está bioaccessível, revela estudo. (http://alertaparacatu.blogspot.de/…/arsenio-liberado-pela-k… )

Professor da USP diz que incidência de câncer em Paracatu está acima da média. (http://paracatu.net/…/4148-professor-da-usp-diz-que-inciden…– )

Incidência de câncer em Paracatu é altíssima, afirma médico especialista. (http://alertaparacatu.blogspot.de/…/incidencia-de-cancer-em… )

Le taux de cancer à Paracatu est très élevé. (http://www.brasileirosparaomundo.blogspot.de/…/le-taux-de-c… )

Desperately seeking sanction: Canadian extractive companies and their public partners. (http://sosarsenic.blogspot.de/…/desperately-seeking-sanctio… )

http://www.sosarsenic.blogspot.de/…/sign-petition-to-stop-g…

Dani SU. 2013. Osteoresorptive arsenic intoxication. Bone 53:541-5.

Envenenamento lento pelo ‘pó da herança’ descoberto em Heidelberg. (http://alertaparacatu.blogspot.de/…/envenamento-lento-pelo-… )

ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS REPRESENTANTES NO MINISTÉRIO PÚBLICO E NA PREFEITURA QUE PODEM TOMAR AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS:

Promotor de Justiça de Paracatu: Paulo Campos Chaves

Promotora de Justiça de Paracatu: Mariana Duarte Leão

Promotorias de Justiça de Paracatu

Av. Olegário Maciel 193, CEP 38600-000 Paracatu MG

Tels.: (038) 3671-5719 / -6170 / -5313/ -6584/ -5543

Fax: (038) 3671-1761 / -4033 / (038) 3672-1599

Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais: Carlos André Mariani Bittencourt

Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Av. Álvares Cabral, 1690, CEP 30.170-001 Belo Horizonte MG

Tel.: (031) 3330-8100/-8263. Fax: (031) 3330-6362

Secretárias:
Rosângela Borges, Tel. (031) 3330-8001, rborges@mp.mg.gov.br
Cynthia Lopes, Tel. (031) 3330-8007, gabpgj@mp.mg.gov.br
Chefe de Gabinete : Roberto Heleno de Castro Júnior (Promotor de Justiça)
Secretária: Renata Villela, Tel. (031) 3330-8220, renata@mp.mg.gov.br
Secretário-Geral : Élida de Freitas Rezende (Promotora de Justiça)
Assessora: Christiane Puliti, Tel. (031) 3330-8319, puliti@mp.mg.gov.br
Secretária: Maristela, Tel. (031) 3330-8319

Procurador Onésio Soares Amaral

Procuradoria da República em Minas Gerais

Av. Brasil, 1877, CEP 30140-002 Belo Horizonte MG

Tel.: (031) 2123-9000

PRM Uberaba
Av. Gabriela Castro Cunha nº 340, CEP 38.066-000 Uberaba MG
Tel.: (034) 3319-7900

prmura@prmg.mpf.gov.br

Prefeito de Paracatu: Olavo Remígio Condé

Vice-prefeito de Paracatu: José Altino Silva

Av. Olegário Maciel, 166, CEP 38600-000 Paracatu MG

Tel.: (038) 3679-0905

gabinete@paracatu.mg.gov.br

Secretário de Saúde de Paracatu: Agostinho Martins de Oliveira

Av. Romualdo Ulhoa Tomba 157, CEP 38600-000 Paracatu MG
Tel.: (038) 3671-3555

Defensor Público do Município de Paracatu: Rodolfo Ramos Caldeira

Av. Olegário Maciel 166, CEP 38600-000 Paracatu MG

Tel.: (038) 3679-0905

Denúncia originalmente publicada no blogue Alerta Paracatuhttp://alertaparacatu.blogspot.com.br/ e enviada pelo Procurador de Justiça Serrano Neves – MPGO ao Portal EcoDebate

EcoDebate, 27/08/2013

+ sobre o tema

A ciência não é neutra, muito pelo contrário: racismos em Max Weber

Esse texto tem como base de sua reflexão algumas...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

para lembrar

Racismo ambiental em tempos do COVID-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) dá o nome...

Não há desenvolvimento sustentável sem enfrentar o racismo

Em 18 de setembro, às 9h (horário de Nova...

COP 26 e a importância da perspectiva indígena, antirracista e do bem viver

Em um contexto de ocorrência de diversos eventos climáticos...

Quem cata suas latinhas é trabalhador?

Todo Carnaval tem seu fim. E com ele toneladas e mais toneladas...
spot_imgspot_img

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...

Depois de um carnaval quente, é hora de pensar em adaptação climática

Escrevo esta coluna, atrasada, em uma terça-feira de carnaval. A temperatura da cidade de São Paulo bate 33°C, mas lá fora, longe do meu ventilador,...

Quem cata suas latinhas é trabalhador?

Todo Carnaval tem seu fim. E com ele toneladas e mais toneladas de lixo... Não importa como você decidiu comemorar o seu Carnaval. Se decidiu cair na folia, lá...
-+=