Depoimento: Fechar as portas é obsceno e mostra histeria do urbanóide acuado

Por: BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

O deprimente espetáculo que testemunhei na tarde de sá­bado na entrada do shop­ping JK Iguatemi, na Vila Olímpia, em São Paulo, despertou minha imaginação.

E se a “invasão” fosse in­versa? Enquanto os tambores da Uneafro (União de Núcleos de Educação Popular para Negros) imploravam atenção em frente ao shopping, eu montava um cenário mental.

Nele, vans chegariam de surpresa a Paraisópolis com playboys e patricinhas dos Jardins, de camisetas com o dizer “#partiurolezi­nho” e pulseirinhas VIP do evento. Seria tão despropositado quanto a existência da camiseta “100% branco”, não?

Cheguei ao shopping JK às 12h e notei a vitrine da Bulgari careca. Logo depois, três gatos (pardos) pingados do protesto contra shoppings “antirrolezistas” deram as caras e o shopping fechou as portas.

O shopping JK não se mostrou preocupado em perder as vendas ou com a propaganda negativa pelo gesto. Não permaneceu um só interlocutor para conversar com os manifestantes. Sobraram só seguranças e porta cerradas.

“O shopping não terá a imagem prejudicada”, diz um dos manifestantes. “Ao contrário, a clientela aprova a demonstração de força”. Será?

Maria das Dores, moradora da ex-favela Funchal, vizinha ao shopping, que estava passando por ali, puxa conversa: “Se a garotada fosse bem-educada poderia entrar no shopping, mas não é”.

Como? Será apenas questão de educação? Não são cor e classe social que destoam? Ela garante que não. “Veja o Obama, educou-se e chegou lá”. Entendeu, Martin Luther King? Sacou, Malcolm X?

A obscenidade das portas cerradas em pleno sábado é expressão da histeria que domina a psique do urbanóide acuado. A engenheira Lucia Santos dá sua receita para o tema: “Deveriam começar a controlar a partir da internet”.

Lembro a ela que existem casos de estudantes brancos, de “bixos” (pessoal da FEA no Eldorado, está no YouTube) que fazem fuzarca, mas que ninguém chama polícia ou entra em pânico com isso.

“Mas estes de agora são orquestrados”, ela adverte. Pergunto por quem. “Pessoal no meu trabalho diz que é pela Dilma, o Lula”. E se não for? Ela reconsidera: “Bem, nesse caso… Quando é branco ninguém faz nada… Então eu acho que todos devem ter o direito de se manifestar”.

 

Quantos dias o Iguatemi aguentaria fechado? – Por Saul Leblon

 

“Negrada” e “baianada”: criminalização de “rolezinhos” gera explosão de racismo na internet

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso Marielle

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso...

Grafites de Marielle e Maria da Penha são alvos de ataques de vândalos no Rio

Dois grafites da vereadora Marielle Franco (PSOL) e um...

Justiça absolve policiais acusados de tortura e morte de Amarildo

A 8ª Câmara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro absolveu ontem (13)...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=