Destaque da Vai-Vai Alexandra Loras fala sobre racismo: ‘Ricos veem negros como empregados’

Alexandra Loras, consulesa da França, foi destaque do abre-alas da Vai-Vai. A escola desfilou na madrugada deste sábado (6) no Anhembi com o enredo Je Suis Vai-Vai: Bem-vindos à França!

por Ana Carolina Castro no M de Mulher

O desfile marcou o início das atividades do último ano no posto de consulesa da França. Em 2013, ela desembarcou no Brasil com o marido, Damien Loras, para representar o país do presidente François Hollande. O trabalho tem duração de três anos e em agosto o casal retorna a Paris.

No entanto, sua atuação no Brasil não se limita a um papel figurativo. Ela realiza trabalhos voluntários com refugiados haitianos na capital e em abril, lança em parceria com o historiador Carlos Eduardo Dias Machado o livro Gênios da Humanidade: Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente.

Em entrevista a VEJA, ela revelou que sua estadia no Brasil foi marcada por incidentes de preconceito – incidentes estes que motivaram sua militância contra o racismo.

No tradicional Clube Pinheiros, do qual tem o título de sócia-convidada, certa vez foi impedida de entrar por ter sido confundida com uma babá. Ela revelou que quando desembarca em Guarulhos todas as vezes tem sua mala revistada na alfândega, mesmo com a apresentação do passaporte diplomático. “Acham que eu sou uma ‘mula’ trazendo drogas”, afirmou.

Alexandra confessou ainda que já perdeu as contas das vezes em que foi confundida com uma empregada –inclusive na recepções semanais promovidas no Jardim Europa.

“Em geral, os brasileiros ricos estão acostumados a ver os negros como funcionários. Neste caso, olham para mim e já pensam que estou prestando algum serviço.”

leia também: ‘Único país em que vi babás de branco é o Brasil’, afirma Alexandra Loras consulesa da França 

+ sobre o tema

Cris Vianna fala sobre carreira, beleza e preconceito racial e de gênero

"Não é fácil ser negra em nenhuma profissão. Não...

O racismo, quando não nos mata, nos torna inseguras – Por Karina Vieira

Karina Vieira orienta suas pesquisas na questão da formação...

Salve as negras pensantes

A história reserva à mulher momentos peculiares. Historicamente, em...

para lembrar

Deborah Small, ativista negra norte-americana, participa de eventos em São Paulo

Após concluir agendas no Rio de Janeiro, em Salvador...

Alexandra e Damien Loras deixam a vida diplomática para continuar em SP

O cônsul da França em São Paulo, Damien Loras,...

Ginasta amadora levanta público no Rio: ‘Não vim competir. Vim ser feliz’

Cada vez que pisava na quadra para sua apresentação...

Documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo revela olhar feminino negro

Com lançamento marcado para o dia 12 de setembro,...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=