Destruído por incêndio, terreiro do DF reabre após dez meses fechado

Reforma de espaço custou R$ 80 mil; ‘erguemos do chão’, diz Mãe Baiana. Incêndio foi em novembro de 2015 e motivou criação de delegacia especial.

Por Gabriel Luiz Do G1

Dez meses após ser destruído por um incêndio, o terreiro de candomblé Ylê Axé Oyá Bagan no Paranoá, em Brasília, será reinaugurado nesta quarta-feira (5). Foram gastos cerca de R$ 80 mil na reforma – parte veio de doações. A reinaguração do espaço, que funcionava desde 2002, deve contar com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

O terreiro foi incendiado em 27 de novembro do ano passado, durante a madrugada. No galpão do local foram encontrados, entre as cinzas, tecidos instrumentos musicais, madeira, atabaques e outros materiais inflamáveis. Como consequência, o governo criou a primeira delegacia responsável para investigar crimes de intolerância religiosa. Um laudo da polícia, no entanto, aponta que o terreiro foi queimado acidentalmente.

“Levantamos tudo de novo, erguemos do chão. A estrutura era de madeirite, agora é de tijolo. Está maior, mais espaçoso e tem mais visibilidade”, disse Adna Santos, conhecida como Mãe Baiana. Segundo ela, o incêndio trouxe grande prejuízo material. “Tínhamos um terreiro onde não precisava de mais nada porque estava todo montado. Hoje não temos prato, talher, copo. Por enquanto, vai ser tudo com prato descartável”, lamentou.

“Nós perdemos muito também no que diz respeito ao patrimônio imaterial, em relação aos nossos hábitos. Ficou tudo parado. Não podíamos fazer nada porque não tinha onde fazer. Isso prejudicou as pessoas que nos procuram todo fim de semana, quem diuturnamente vai à procura de um procedimento”, continuou.

A mãe de santo disse esperar que o governo passe a reconhecer a importância da religião. “A gente quer pedir o dia do candomblé em Brasília, assim como dia 30 de novembro é o dia do evangélico e dia 15 é o dia da umbanda”, declarou Adna.

fogo

Laudo
Segundo a polícia, as investigações apontam que o barracão onde os materiais do terreiro eram guardados era feito de placas de madeira, o que favoreceu o incêndio. Segundo o delegado-chefe da 6ª DP, Marcelo Portela, o laudo foi suficiente para concluir a investigação.

“As conclusões do laudo do Corpo de Bombeiros determinam que as condições da instalação elétrica do local são precárias. Tudo isso favoreceu a ocorrência de um curto-circuito no galpão, onde havia objetos que favoreceram a propagação do incêndio, como fiação precária e exposta. No dia houve uma chuva fina, que pode ter contribuído para esse curto-circuito.”

O delegado afirma que a polícia ouviu testemunhas que disseram não haver nenhum tipo de “contenda” que pudesse ter motivado um incêndio criminoso. O Ilê Axé Oyá Bagan fica em uma região rural entre o Lago Norte e o Paranoá.

Entre maio e novembro do ano passado, 13 terreiros de candomblé do DF foram incendiados. Denúncias sobre atos de intolerância religiosa, racismo, xenofobia e outros tipos de discriminação podem ser encaminhadas à ouvidoria do Ministério Público, pelos números 127 ou 0800-644-9500, ao Disque 100 ou ao Disque Racismo, no 156, opção 7.

mae

Leia também 

Terreiro de candomblé é incendiado na região do Lago Norte

+ sobre o tema

Câmara pretende ouvir Janot sobre equiparação de homofobia a racismo

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara...

Não entendemos errado, o que aconteceu com Angelo Assunção foi racismo

A sofisticação do racismo brasileiro está no fato de...

Candomblecista da Vila Autódromo Descreve o Terror do Processo de Remoção

Moradora removida da Vila Autódromo, Heloisa Helena Costa Berto,...

para lembrar

spot_imgspot_img

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...

Intolerância religiosa representa um terço dos processos de racismo

A intolerância religiosa representa um terço (33%) dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros, segundo levantamento da startup JusRacial. A organização identificou...
-+=