Direito ao sagrado em tempos de intolerância

“É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. Artigo V, Inciso VI da Constituição Federal.

Por Zulu Araujo, da  Revista Raça

Apesar de constar de forma absolutamente explicita em nossa Constituição, como destacado acima, os direitos e garantias fundamentais, a todo e qualquer brasileiro/a, seu exercício pleno no Brasil ainda é um árduo e difícil caminho. Quando remetemos à dimensão religiosa, aí então vale o dito popular –“o bicho pega”, em particular quando se trata das religiões de matriz africana.

Lamentavelmente a Intolerância Religiosa continua presente em nosso país e sendo o carro chefe das violências que atingem o ser humano no amago das suas convicções mais sagradas e no caso da comunidade negra, remete, inevitavelmente, para o período mais triste da história do Brasil: a Escravidão. Além disso, produz consequências amargas e nocivas não apenas para o  desenvolvimento do ser humano, mas ao país e a sociedade, como um todo.

Na raiz da intolerância religiosa está contido o vírus mais perverso da iniquidade humana – o preconceito. E como seus irmãos siameses, a discriminação e o autoritarismo. A partir desta tríade são corroídas, quando não destruídas, as possibilidades mais elementares da convivência harmônica e fraterna entre os seres humanos.

No caso brasileiro, isto é mais grave ainda, pois quase sempre está associado à discriminação racial, quando não a violência física pura e simples. Mais que isto, há determinados setores religiosos (neopentecostais) que tem buscado não só impedir que a liberdade de culto seja exercida em nosso país, mas tenta capturar o próprio Estado brasileiro para subordiná-lo as suas crenças e interesses políticos e religiosos. É bom lembrar, que estes setores estão organizados, inclusive partidariamente.

Ou seja, a intolerância religiosa, não tem nada de inocente e interfere diretamente numa das grandes conquistas do mundo contemporâneo que é a laicidade do Estado e o direito a liberdade de culto. Este comportamento que está impactando negativamente a todos os setores da sociedade brasileira, tem provocado ondas de intolerância, violência e atentados aos direitos mais sagrados numa democracia – os direitos humanos.

Permitir que esses setores avancem politicamente na sociedade brasileira, é o mesmo que admitir o retorno à idade média, período histórico em que a inquisição, as fogueiras e a tortura eram os instrumentos utilizados para o convencimento do outro no campo da política e da religiosidade.

Discutir esse tema, em que pese alguns tentarem tergiversar com o argumento de que “religião não se discute”, é fundamental para a construção de uma sociedade democrática, harmônica e igualitária, visto que acompanha este discurso religioso intolerante, uma agenda política extremamente conservadora e que atinge parcela significativa da nossa população de maneira clara e objetiva.

Portanto, combater, mobilizar e impedir a aprovação de leis tais como: as que definem Núcleo familiar como aquele formado exclusivamente por homem e mulher, a aprovação da redução da maioridade penal, a liberação do uso de armas ou a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas é muito mais que fazer política partidária, é na verdade assegurar o desenvolvimento civilizatório do nosso país.

Toca a zabumba que a terra é nossa!

 

Zulu Araujo

Foi Presidente da Fundação Palmares, atualmente é presidente da Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

 

+ sobre o tema

Câmara pretende ouvir Janot sobre equiparação de homofobia a racismo

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara...

Não entendemos errado, o que aconteceu com Angelo Assunção foi racismo

A sofisticação do racismo brasileiro está no fato de...

Candomblecista da Vila Autódromo Descreve o Terror do Processo de Remoção

Moradora removida da Vila Autódromo, Heloisa Helena Costa Berto,...

para lembrar

Contra o fanatismo e a intolerância

Eu sou Charlie – I’am Charlie – Ich bin...

Intolerância religiosa por Sueli Carneiro

Em diferentes partes do mundo, assiste-se ao crescimento da...

7 fantasias para não usar neste Carnaval

Fantasias de índios, ciganos ou homens vestidos de mulher...
spot_imgspot_img

Censura a livro de Jeferson Tenório é sintoma de racismo e intolerância

Carolina Maria de Jesus, autora de "Quarto de Despejo", publicado em 1960 com a ajuda do jornalista Audálio Dantas, foi censurada pelo governo do...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...

Intolerância religiosa representa um terço dos processos de racismo

A intolerância religiosa representa um terço (33%) dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros, segundo levantamento da startup JusRacial. A organização identificou...
-+=