Direitos humanos perderam por ‘W.O.’

É espantoso que os interessados em assumir a gestão municipal não tenham os direitos humanos como prioridade da agenda

Por Flávia Oliveira, do O Globo 

Foto: Marta Azevedo

A corrida eleitoral entra na semana derradeira com um episódio que, por não realizado, diz muito sobre como o mundo político brasileiro ignora o necessário (e moderno) debate sobre inclusão de minorias — se não numéricas, certamente de representação político-econômica. Explico. A Ação da Cidadania — movimento formatado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, aquele que na primeira metade dos anos 1990 apresentou ao país a agenda de combate à fome e à miséria — convidou dez candidatos a prefeito do Rio para um debate sobre direitos humanos, na última quarta-feira. Por falta de quórum, o evento acabou cancelado.

Marcelo Crivella (PRB), líder nas pesquisas de intenção de votos, recusou de cara, assim como Flávio Bolsonaro (PSC) e Carmen Migueles (Novo). Pedro Paulo Carvalho (PMDB) não respondeu. O tucano Carlos Osorio indicou a candidata a vice, Aspásia Camargo (PV). Jandira Feghali (PCdoB) e Marcelo Freixo (PSOL) confirmaram presença, mas desmarcaram às vésperas do debate. Comprometidos do início ao fim, só ficaram Alessandro Molon (Rede), Cyro Garcia (PSTU) e Índio da Costa (DEM).

Na cidade tão maravilhosa quanto partida, é espantoso que os interessados em assumir a gestão municipal não tenham os direitos humanos como prioridade da agenda. A desigualdade moldou a capital. O preconceito contra negros e LGBTs sobrevive, a misoginia resiste, a intolerância religiosa é crescente. A área reservada para o debate comportaria até duas mil pessoas, entre representantes do movimento social, ativistas e eleitores. Quatro especialistas ajudaram a formular as indagações sobre gênero, LGBTfobia, juventude, racismo. O público escolheria quais das 20 questões seriam respondidas pelos candidatos.

Como debate não houve, ficamos sem saber se há diversidade nas equipes de campanha e programa de governo ou quantos negros, mulheres e homossexuais integrarão o secretariado. Tampouco se a legislação que determina o ensino de história e cultura afrobrasileira e indígena será finalmente cumprida na rede municipal. Pouco soubemos sobre propostas de políticas públicas de combate à violência de gênero ou de equidade no mercado de trabalho; nem como o futuro prefeito vai se posicionar em relação aos homicídios de jovens, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.

No Rio de Janeiro de 2016, a agenda de direitos humanos foi secundarizada pelos candidatos a prefeito. Perdeu por W.O. É o avesso do conceito de cidade inclusiva, desenvolvida, sustentável. Mau sinal.

 

+ sobre o tema

Gente Nova – Direitos Humanos em 2 minutos

Foi ao ar no início desta semana o primeiro...

Não tá tranquilo nem favorável para os direitos humanos

Fundo Brasil lança campanha para mobilizar a sociedade na...

Você é uma pessoa intolerante? Conheça as formas de preconceito e saiba a resposta

Hoje, 16 de novembro, comemora-se o Dia Internacional da Tolerância....

Nota de Repúdio contra a Portaria Nº 68 que muda os procedimentos de demarcação

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) atendendo...

para lembrar

spot_imgspot_img

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...
-+=