Guest Post »
Disciplina tem sábios indígenas e afrodescendentes como ministrantes das aulas

Disciplina tem sábios indígenas e afrodescendentes como ministrantes das aulas

Cadeira pode ser cursada como extracurricular e tem a proposta de valorizar o conhecimento em seus diversos aspectos, como mítico, sensorial e poético

Do UFRGS

Um desafio para o tradicional ensino em sala de aula é a proposta da disciplina “Encontro de Saberes”. Sábios indígenas e afrodescendentes é que são os protagonistas da cadeira oferecida de forma interdisciplinar para os alunos de graduação. Os mestres e as mestras indígenas e afrodescendentes compartilham suas experiências com espiritualidade, cultura tradicional, gênero e memória na configuração popular brasileira, nos seguintes módulos: Plantas e Espírito; Artes Aplicadas; e Sociedades e Cosmovisões.

Os três módulos de 16 horas/aula cada, além de encontros para discussões teórico-metodológicas, planejamentos e avaliações. A metodologia envolve exercícios de observação e análise, trabalhos de campo, registros, práticas, improvisações, intervenções e pesquisa teórica. A concepção da disciplina considera várias formas de conhecimento – a racional, a poética, a sensorial, a mítica – e a atividade tem iniciativa de diversos professores de unidades como Letras, Educação, Artes, Ciências Humanas, Comunicação, Agronomia e Ciências Econômicas.

Matrícula

A disciplina “Encontro de Saberes” (ART03946) é eletiva para os cursos de Artes Dramáticas, Matemática (Licenciatura e Licenciatura Noturno), Museologia e Música. Para os demais, os interessados devem solicitar matrícula extracurricular em suas COMGRADs. O graduando deve solicitar a matrícula como disciplina eletiva ou extracurricular para “Encontro de Saberes” (ART03946), vinculada ao Curso de Música.

No semestre 2017/1, a disciplina ocorrerá nas segundas-feiras, das 13h30 até às 17h, em sala a ser confirmada, no Campus Centro da UFRGS. Esta é a segunda vez que a disciplina é oferecida pela Universidade.

Escreva um comentário e participe!

Related posts