Dívida

Por: Mauricio Pestana

Muitas pessoas com mais 40 anos devem lembrar-se de dois tormentos que assombravam nossa geração no final do século passado. Inflação e dívida externa pareciam males insuperáveis, e aprendíamos com economistas da época que “dívida não se paga, se renegocia”. Assim, por décadas, pagamos juros da dívida externa num ambiente recessivo que parecia não ter fim.

Recessão, desemprego e a falta de investimentos em saúde, educação e infraestrutura formaram o saldo desses nebulosos tempos, onde quase todos os recursos se direcionavam ao pagamento dos juros da dívida. A consequência foi uma moratória declarada pelo então presidente Sarney, em 1987, e uma readequação da economia nos anos seguintes com diversos planos econômicos até chegarmos ao Plano Real e a estabilidade da moeda.

Estados e municípios vivenciam drama parecido nos dias de hoje. O maior drama é do município de São Paulo, com uma dívida de R$ 58,6 bilhões de reais. Só no ano passado saíram dos cofres da cidade cerca de 3 bilhões em juros da dívida, dinheiro o suficiente para investir em mais de 500 creches, 10 mil casas populares, 3 novos hospitais, 10 quilômetros de monotrilhos e 150 quilômetros de corredores de ônibus.

Diferente da dívida externa brasileira, em que as negociações se faziam em organismos externos e o pagamento dos juros causava uma comoção nacional, estados e municípios dependem de Brasília. A aprovação do projeto de lei PLC 99-2013, sobre a renegociação de suas dividas, surge como luz no fim do túnel para um drama que se arrasta por anos. Só para se ter uma ideia, no ano 2000 a dívida da capital paulista era de quase 11 bilhões e hoje ultrapassa os 58 bilhões.

A conscientização e a pressão popular para a aprovação da PLC 99 é mais que uma necessidade: é uma questão de vida ou morte para municípios que já sofrem com baixas arrecadações e com a saída frequente de seus recursos para o pagamento de uma divida irreal, ilegal e abusiva.

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

O Brasil deveria comercializar o que tem de melhor: o seu povo

Ouvi no rádio um moço – que falava muito...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Avanço Feminino

Em meio ao cenário de baixo astral que vive...

A cor do PIB brasileiro

Um recente trabalho realizado pela BBC Brasil traçou o...

Voz e cor da periferia

Um dos programas mais assertivos da atual administração é...

Maurício Pestana: Quando o racismo se torna entretenimento

Desde a explosão midiática do caso de George Floyd, falar,...

Maurício Pestana: Quando o racismo se torna entretenimento

Desde a explosão midiática do caso de George Floyd, falar, opinar, criticar ou denunciar atos de racismo nunca esteve tão em moda. Seu assassinato à luz do dia...

No país dos deputados “negros” que são brancos

Diversidade, inclusão, pluralidade, equidade, enfim, são várias as denominações que podemos encontrar para definirmos uma só coisa: o desejo de uma sociedade mais igualitária e...

Diretor executivo da Raça Brasil faz palestra gratuita na Livraria do Comendador

Diretor executivo da Raça Brasil faz palestra gratuita na Livraria do Comendador. No dia 20 de novembro – data que homenageia Zumbi dos Palmares, o...
-+=