Djamila Ribeiro é nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos

“Em tempos políticos tão conturbados, integrar a Secretaria Municipal de Direitos Humanos é uma resposta a todo retrocesso que vem acontecendo. Me sinto motivada a lutar! A gente vê como o governo ilegítimo [no plano federal] não está preocupado com a nossa agenda e é importante que a gestão Haddad esteja, e que possamos dialogar com os movimentos sociais”, diz a mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), nomeada nesta quarta-feira (18) secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Por Norma Odara Do Spressosp

Felipe Larozza/VICE

A filósofa é conhecida pela sua militância nos movimentos negro e feminista.

Djamila Ribeiro disse que o convite surgiu antes do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), e que é uma resposta pontual ao retrocesso sofrido com o governo interino de Michel Temer, que fundiu ministérios ligados aos direitos humanos – suprimindo suas especificidades, recursos e demandas – colocando-os sob a direção do Ministério da Justiça e Cidadania.

A recomposição dos ministérios, que passaram de 32 para 23, também foi alvo de críticas por conta da ausência de mulheres e negros na liderança das pastas.

“A representatividade é importante, porque não basta ser mulher e mulher negra, mas tem que estar comprometida com as questões, e eu estou. Comprometida com as pautas feministas, com a questão racial, com a agenda dos direitos humanos no Brasil”, enfatiza Djamila.

A secretária-adjunta permanecerá em exercício, junto ao secretário Felipe de Paula até o final de dezembro, quando termina a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), mas deixa um recado aos cidadãos e cidadãs de São Paulo: “Como secretária-adjunta eu vou fazer o máximo possível por essa cidade, fazer o trabalho que ela merece. Que tenhamos um olhar interseccional e, sobretudo, descentralizado, buscando a população das periferias, em maioria jovens negras e negros”.

+ sobre o tema

Estandarte de Ouro: duas mulheres acadêmicas passam a integrar júri do prêmio

Professoras em universidades públicas e pesquisadoras de temas ligados...

Assim falou Luiza Bairros

Nascida em 1953, a gaúcha de Porto Alegre Luiza...

Feliciano reabrirá ao público sessões de comissão, diz líder do PSC

  Pressionado pela cúpula da Câmara e pelo próprio partido,...

para lembrar

Índios proibidos de comer na escola

Vários casos de racismo e intolerância envolvendo alunos...

Representatividade negra na universidade: uma ferramenta na luta antirracista

Júlia Severo, acadêmica de direito na Unisc, acredita que...

Hoje começa o Seminário Mulheres Negras No Foco: Mídia, representação e Memória

Seminário Mulheres Negras No Foco: Mídia, representação e Memória Para...

Desigualdade é o maior desafio da América Latina e Caribe, diz ministro brasileiro em reunião da ONU

“O vínculo entre desenvolvimento social e direitos humanos deve...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...
-+=