Do tabuleiro de acarajé para a rede de salões de beleza

Empreendedorismo negro feminino vem de longe

No Brasil, quando comparada com a população branca, a negra é inegavelmente mais pobre e neste grupo, as mulheres negras são mais pobres ainda. Mas, apesar disso, há ao menos quatro séculos elas são empreendedoras.

Herança genética, aprendizado, perseverança, luta por sobrevivência .. de um jeito ou de outro as mulheres negras seguem empreendendo e cada vez mais inovando em negócios que elas se enxergam.

Da barraca de acarajé e outros quitutes à rede de salões de beleza e a pequenos empreendimentos. Sim, elas, nós e eu estamos na vanguarda do empreendedorismo feminino.

Foram, sem dúvida, as primeiras a sair às ruas vendendo e negociando seus produtos, afinal no Brasil Colônia, as negras, se livres, podiam sair nas ruas sozinhas, o que não era permitido às mulheres brancas, por exemplo. Ainda que isso não signifique que não eram também vítimas do machismo.

Por vezes, o dinheiro ganho nos pequenos empreendimentos dessas mulheres, financiava a liberdade de outras pessoas ainda escravizadas, apoiava a imprensa negra e outros grupos e associações abolicionistas, como nossa história conta.

As mulheres negras continuam sendo as mais pobres, enfrentam os desafios do empreendedorismo atual, que exige cada vez mais capacidades e habilidades adquiridas nos bancos escolares, nas universidades, na troca de experiências com pessoas de outros países. Mas, apesar disso, elas estão em toda parte, sozinhas ou acompanhadas, fazendo diferença em um mundo que a sociedade insiste em identificar como branco, jovem e masculino.

Por isso, a próxima vez que for comprar um acarajé, uma cocada, fazer o cabelo, lavar o carro, comprar joias, cosméticos, ou qualquer outra coisa, abra os olhos. Uma mulher negra empreendedora pode estar diante de você e, certamente muito ela terá para lhe contar. E, se você for uma mulher negra empreendedora ou que quer empreender, saiba que você não está sozinha.

Rachel Quintiliano. Jornalista e empreendedora. Sócia da Niña Cosméticos (www.cosmeticosnina.com.br).

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Mulher, negra e de cabelo crespo sim

Para contestar padrões de beleza, o projeto “Tecendo e Trançando...

Mulheres negras ganham 55% de remuneração de homens brancos, diz estudo

Pesquisa afirma que número vai a 68% para homens...

Baiana recebe premiação por ser destaque na Alemanha

A jovem baiana Millie Jessica, 24 anos, conquistou, na...

Pretahub: apoio e fomento ao empreendedorismo negro

No Terra Há 18 anos, a empreendedora Adriana Barbosa criou...

para lembrar

Companheira de Marielle pede justiça em audiência da CIDH

Quase dois meses após a execução, em circunstâncias bárbaras,...

Grupo varre a internet à caça de racismo e preconceito contra domésticas

Criada para denunciar manifestações preconceituosas na rede, a comunidade...

Cinema nacional exclui mulheres negras, diz estudo da Ancine

Estudo mostra que 97 % dos diretores de cinema...

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...
-+=