Dodô da Portela é homenageada em grafite

A primeira porta-bandeira da história da Portela, Dona Dodô, falecida em 6 de janeiro deste ano, foi homenageada em um mural com cerca de 20 metros de comprimento por 5 metros de altura, na rua Ebroino Uruguai, uma das principais entradas do Morro da Providência. O mural foi criado por arte-educadores estadunidenses do Green Star Movement em parceria com jovens da favela

Por Soraya Batista, no Brasil 247

Morro da Providência homenageia saudosa Dodô da Portela

Painel mistura grafite e mosaico e tem como objetivo valorizar a comunidade

A Rua Ebroino Uruguai, uma das principais entradas do Morro da Providência, ganhou nesta quarta-feira (25/02) em seus muros uma obra de arte urbana. Criado por arte-educadores norte-americanos do Green Star Movement, em parceria com jovens da comunidade e policiais da UPP Providência, o painel mistura grafite e mosaico e tem como objetivo valorizar a comunidade.

O mural tem cerca de 20 metros de comprimento por 5 metros de altura. O trabalho busca a valorização da identidade cultural da localidade, fazendo com que os adolescentes participem da criação artística e reflitam sobre a história local. No painel, também se destaca uma imagem de Maria das Dores Alves, uma das figuras mais importantes da comunidade e que morreu no dia 6 de janeiro deste ano. Dona Dodô, como era conhecida, foi a primeira porta-bandeira da história da Portela.

Além do engajamento dos adolescentes da Providência na elaboração do mural, a comunidade também colabora com o material usado na criação do painel. A tinta, os pincéis e até o andaime utilizado na pintura foram doados por moradores.

A inauguração contou com a presença do cônsul geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, John S. Creamer.  Ele elogiou o trabalho dos jovens artistas e agradeceu a parceria com a Unidade de Polícia Pacificadora. Para o cônsul, a pacificação é muito importante para a cidade e o estado e o consulado quer continuar ajudando nesse processo da maneira que puder.

“Esse painel é um símbolo de trabalho em equipe, a possibilidade de vencer barreiras, chegando a um resultado que não só embeleza a comunidade, mas renova a esperança e o registro histórico da Providência.”

O grafiteiro Paulo Roberto Barsantes, o Cadu, foi um dos jovens da Providência que ajudaram na montagem do painel. Ele mora ao lado do local onde foi feita a arte urbana e foi convidado para participar do projeto. Cadu se apaixonou pela técnica de mosaico e agora pretende levar a modalidade para o seu trabalho.

“Se eles não viessem aqui no Brasil, talvez eu nunca fosse fazer mosaico, não me interessaria por isso. Agora, por causa deles, eu já estou vendo preço de material para trabalhar com essa técnica. Acho que um projeto como esse pode chamar a atenção das crianças para a arte, além de revitalizar o espaço.”

O comandante do UPP Providência, Capitão Roberto Valente, explica que o local onde o mural foi feito é uma área morta da comunidade, porém com um grande fluxo de moradores. O muro onde está o mosaico e os grafites pertence a uma fábrica e o dono não se opôs para que o projeto fosse realizado ali.

“Esse painel vai dar uma vida nova para a comunidade. A ideia inicial era fazer apenas um grafite, mas depois foi crescendo e surgiu o rosto da Dodô e os grafites. O objetivo era esse engajamento, com a participação de todos, tanto de crianças, como de artistas locais.

O evento de inauguração foi encerrado com um coquetel e com uma apresentação do grupo Eco Fonia, projeto de música da UPP Providência. As crianças tocaram para os representantes do consulado e para os artistas músicas clássicas e canções de autoria de compositores nacionais.
Parceria com o consulado

O projeto dos arte-educadores no Morro da Providência foi viabilizado pela UPP em uma parceria com o Consulado Americano, intermediada pela adida de cultura no Rio de Janeiro, Beata Angelica. Com a finalização do painel, dois artistas locais serão escolhidos para fazer um intercambio em Chicago, no Estados Unidos.

“Vou escolher dois jovens brasileiros locais para irem aos Estados Unidos por duas semanas. É um intercâmbio cultural, artístico e para dar uma experiência diferente para os jovens. Acho que serão duas meninas de 17 e 18 anos, o que é uma coisa interessante, porque a arte urbana é uma área para os artistas masculinos, então as meninas fazerem isso é original e muito bom”, afirma Beata Angelica.

O Consulado vem atuando desde 2011 na Providência com um projeto de ensino de inglês chamado UP With English, no qual o Consulado envia professores do IBEU para ensinar inglês aos jovens da comunidade. Na Providência, as aulas ocorrem dentro da UPP e beneficiam mais de 20 jovens.  O curso já foi realizado em outras comunidades com UPPs, como a Cidade de Deus, Alemão e Cantagalo, e em outras cidades brasileiras, a exemplo de Vila Velha e Salvador.

Confira a galeria de fotos (em alta resolução) aqui:

https://www.flickr.com/photos/portalupp/sets/72157648705946694/

+ sobre o tema

O poder do amor próprio

Minha história se inicia no dia 30/01/1993, em uma...

“Kbela”, filme sobre a relação da mulher negra com o cabelo crespo, foi eleito melhor do MOV

O curta-metragem carioca Kbela, da diretora Yasmin Thayná (PUC-Rio),...

Mulheres pretas acadêmicas

Seguindo os últimos textos, onde destaquei algumas mulheres que...

A afetividade das mulheres negras

Você já parou para pensar sobre a vida afetiva...

para lembrar

Extinção do casamento civil, direitos e onda conservadora

Para termos um País mais civilizado, o Estado deveria...

Feministas se elegem vereadoras em busca de representatividade para mulheres

Em 2016, um grupo de vereadoras se elegeu prometendo...

Breve roteiro de leitura para pessoas interessadas em estudos queer

O roteiro abaixo foi feito para quem deseja se...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=