Dunga se vê como ‘afrodescendente’: ‘Tanto que apanhei e gosto de apanhar’

Em coletiva polêmica, técnico da seleção brasileira ainda alfineta gerações que não venceram nada

POR CARLOS EDUARDO MANSUR E MAURICIO FONSECA no G1
O técnico Dunga causou enorme polêmica nesta sexta-feira com uma declaração dada durante a entrevista coletiva que precedeu o treino da seleção brasileira para o jogo de sábado contra o Paraguai, em Concepción, pelas quartas de final da Copa América. Perguntado sobre como ele usava a pressão que sofreu na época de jogador para preparar seus jogadores para os grandes desafios, o técnico disparou:

– Como vou explicar para o torcedor que o ruim ganha, e o bom perde? Você pode dizer que nem sempre o bom ganha, e eu concordo. Mas em 24 anos tem que ganhar. Técnica é bom, mas não é suficiente para formar um time.

leia também: Diretor da Educafro elogia Dunga por reconhecer que negros são alvo de violência e são perseguidos no Brasil 

– Eu até acho que sou afrodescendente, de tanto que apanhei e gosto de apanhar. Os caras olham pra mim e falam: ‘vamos bater nesse aí’. E aí começam a me bater. Sem noção, sem nada, começam a me bater.

Na mesma resposta, Dunga alfinetou as gerações que não ganharam títulos importantes pela seleção, apesar de serem reconhecidas como equipes de alto nível. O técnico lembrou mais uma vez que o Brasil ficou 24 anos sem conquistar uma Copa do Mundo e 40 sem ser campeão da Copa América. O ex-jogador Júnior, hoje comentarista da TV Globo, estava presente à coletiva, o que causou certo constrangimento.

– Nós eramos os ruins com sorte, e os outros eram os bons com azar. Aquela seleção (de 1989) tinha a cobrança de 40 anos sem ganhar uma Copa América e 24 anos sem Copa do Mundo. Tudo era ruim. Mas se a seleção que era tão boa, não ganhou, então por que colocar pressão na seleção que dizem que é ruim?

Dunga continuou suas comparações sempre ironizando as gerações que são enaltecidas apesar de não terem conquistado uma Copa do Mundo.

-+=
Sair da versão mobile