“É considerado normal 100 mil pessoas morrerem e a maioria ser pobre, negra, do Nordeste, da periferia, do Norte, indígena”

Enviado por / FonteRevista Pesquisa FAPESP

Depoimento concedido a Maria Guimarães

Trabalho com racismo na saúde: o acesso a serviços e as desigualdades entre pessoas negras e brancas. O foco da minha pesquisa são as mulheres negras, em comparação às brancas. 

No doutorado trabalhei com direitos reprodutivos, o foco era como as mulheres de diferentes grupos raciais são atendidas quando estão em situação de abortamento. Verifiquei que as mulheres negras tinham mais dificuldade e também medo de procurar atendimento, por receio de serem maltratadas. Esse medo se confirma, porque realmente elas sofrem barreiras institucionais, como aguardar mais por uma vaga. Tudo o que já é naturalmente difícil para as mulheres no processo de aborto, que também envolve estigma, se potencializa para as mulheres negras por causa do racismo institucional. 

No ano passado iniciei um pós-doutorado para estudar desigualdades raciais e mortalidade por câncer de colo de útero e de mama no Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz). Meu universo é a coorte de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que são as bases de dados vinculadas de pessoas registradas no cadastro único com os dados dos sistemas de informações em saúde. É a população mais pobre do país. Mesmo assim, nos dados iniciais já observamos diferenças entre os grupos raciais. 

A análise dos dados ainda está bem inicial, mas vejo, sobretudo a partir de estudos anteriores, que as mulheres negras do Nordeste e as indígenas no Norte do país são as que mais morrem de câncer de colo de útero. É uma doença infecciosa relacionada à falta de acesso à prevenção, com a realização do exame de Papanicolau: se a pessoa identifica e trata o HPV [papilomavírus humano], não adoece. Por isso é associada à pobreza e às desigualdades, e permanece em evidência no Brasil principalmente entre as mulheres negras e indígenas, nas regiões Norte e Nordeste. 

Já o câncer de mama tem relação com comportamentos modificáveis e externos como alimentação, exercício e uso de hormônios. Tudo isso torna mais vulnerável o grupo que está na margem, mas ainda não analisei os dados detidamente para poder falar. 

Faço parte do Elsa-Brasil [Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto], que é uma coorte que acompanha funcionários e professores de universidades federais do Brasil. Observamos desigualdade nesse estrato mesmo sendo um grupo homogêneo em termos socioeconômicos. Nos dois extremos, vemos que a questão racial é determinante no acesso à saúde. Nos Estados Unidos a epidemiologista Nancy Krieger, da Universidade Harvard, também analisa aspectos raciais do câncer de mama. Ela conclui que a disparidade no acesso a serviços de saúde é o que faz diferença: a detecção acontece mais tardiamente para as mulheres negras.

Com a pandemia, tenho trabalhado em casa. No início quase toda a equipe, que tem maioria de epidemiologistas, reduziu suas linhas de pesquisa para dedicar-se à pandemia. Foi criada a Rede CoVida, que é uma rede de solidariedade e informação em ciência. Produzimos notas técnicas e material ilustrativo para a conscientização do público. 

No meu caso, tenho feito uma reflexão sobre a desigualdade nos impactos da pandemia – da doença e das medidas – para grupos raciais, a população negra em particular. Para as mulheres, há o aumento na violência doméstica. O uso de máscara na rua é uma questão para os homens negros, porque a polícia faz filtragem racial, aborda mais, reflexo do racismo institucional. Escrevi, junto com as epidemiologistas Dandara Ramos e Andrêa Ferreira, da Rede CoVida, sobre como os homens negros enfrentam o dilema de ser abordados pela polícia por usarem máscara ou pegar Covid-19 por não as usarem. Eles estão mais no mercado informal, expostos à violência na rua. Essa análise é bem interessante para mostrar que não só a doença, mas as medidas também têm aprofundado a violência ligada ao racismo. Nos Estados Unidos era indicado que os homens negros usassem máscara cirúrgica, porque causava menos reação da polícia do que outros tipos de máscara.

A minha dedicação é no sentido de olhar as desigualdades raciais e refletir sobre isso. Sabemos que isolamento e uso de máscara são as medidas corretas. O que precisamos resolver é a violência, combatendo o racismo institucional e discutindo segurança pública, assim como a violência doméstica. 

Os dados do Ministério da Saúde têm mostrado que as pessoas brancas adoecem mais e são mais internadas, enquanto as negras têm o maior número de óbitos. A população negra não tem o processo de se internar e se recuperar, ela morre direto porque acessa o serviço de saúde mais tardiamente, no estágio adiantado da doença. Comorbidades como diabetes e hipertensão também têm prevalência maior nesses grupos. No Brasil ainda entram na conta outras doenças, como tuberculose, sífilis e HIV. Em presídios a tuberculose é uma questão do cotidiano e também deveria ser considerada entre as comorbidades Covid-19. 

Esses grupos em situação de vulnerabilidade adoecem mais porque têm condições de vida mais precárias e estão distantes dos serviços de saúde de média e alta complexidade, que em geral estão no centro das cidades. Podemos observar como é atendida a pessoa que chega no serviço de saúde: se o protocolo não for seguido da mesma maneira para grupos raciais, é porque houve discriminação. Acabo de baixar esses dados do DataSus para analisar o número de diagnósticos e de testes, comorbidades, como o paciente foi encaminhado no serviço de saúde, entre outros aspectos. É considerado normal 100 mil pessoas morrerem e a maioria ser pobre, negra, do Nordeste, da periferia, do Norte, indígena – essas populações sempre estiveram à margem. 

No trabalho em casa, ainda não consegui organizar meu tempo. Aceito tudo quanto é convite para escrever e participar de eventos virtuais. Agora voltaram as reuniões e fico com mil ideias para pesquisa. Meu companheiro também é pesquisador, geógrafo, então às vezes discutimos os dados juntos. Ainda me sinto em um furacão de atividades. Sempre digo que daqui a pouco vai melhorar, talvez em setembro. 

Este texto foi originalmente publicado por Pesquisa FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

 

+ sobre o tema

Outubro Rosa: desafios na luta contra o câncer de mama em mulheres idosas

No cenário da campanha Outubro Rosa, que tem como...

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Dennis de Oliveira: O plebiscito, os médicos e a contradição entre Casa Grande e Senzala

A presidenta Dilma Rousseff buscou retomar a iniciativa política...

Promotoras Legais Populares do Geledés recebem netos de Nelson Mandela em atividade de prevenção a AIDS

   Por: Nilza Iraci Fotos: Renato Oliveira As Promotoras Legais Populares do...

para lembrar

Vereadora alvo de ofensa racista: ‘Disseram que era liberdade de expressão’

Em entrevista ao UOL News, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP)...

Não queremos mais Marielles

Às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos, vereadores negros...

Supervisor acusa vereador de Embu das Artes de racismo: “Todo preto fede”

O supervisor Izac Gomes, de 57 anos, acusou hoje...

Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida

Para um país que historicamente se pensava como uma...
spot_imgspot_img

Gibi, 85 anos: a história da revista de nome racista que se transformou em sinônimo de HQ no Brasil

Um dicionário de português brasileiro hoje certamente trará a definição de gibi como “nome dado às revistas em quadrinhos” — ou algo parecido com isso....

Estudante negra de escola pública ganha prêmio com pesquisa que apontou racismo em dicionários: ‘racismo enraizado na fala’

Uma aluna do Ensino Médio do Instituto Federal São Paulo, de Bragança Paulista (IFSP), conquistou medalha de ouro após apresentar uma pesquisa sobre racismo, durante a...

Alunos de colégio em Brasília sofrem ataques racistas em torneio de futsal

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima afirma que estudantes do colégio Galois chamaram seus alunos de "macaco", "filho de empregada" e "pobrinho" durante...
-+=