É significativo que 13 de maio não seja feriado

Não que o Brasil precise de mais um feriado, mas é significativo que 13 de maio esteja fora das “datas nacionais”. Pouco celebramos aquele dia de 1888 em que, com vergonhoso atraso, aboliu-se a escravidão. Ela é a nossa tragédia maior e, paradoxalmente, também a nossa glória, pois não seríamos nada, em qualquer aspecto, sem a presença africana.

por Luiz Fernando Vianna na Folha

A antropóloga Lilia Schwarcz, que está lançando com a historiadora Heloisa Starling o livro “Brasil: Uma Biografia”, relatou nesta Folha a indignação que sentiu ao ouvir pessoas, após uma sessão do filme americano “12 Anos de Escravidão”, dizerem coisas como “que bom que no Brasil não foi assim”.

Por desconhecimento ou má-fé, encampamos falácias como as de que a ditadura militar não foi tão dura quanto de fato foi e que a corrupção é obra de alguns malfeitores –e não uma chaga que está no DNA do país e que praticamos no nosso cotidiano.

Entre os séculos 16 e 19, chegaram ao Brasil, em navios negreiros, 4,8 milhões de seres humanos escravizados –e outros 300 mil morreram nas viagens. A fantasia de uma boa convivência entre casa-grande e senzala e o consequente mito da democracia racial não resistem aos fatos nem a um mínimo de inteligência.

leia também: Notas sobre os Desafios para o Brasil

Cegos para a verdade, banalizamos a brutalidade. Pesquisa divulgada no dia 7 –por Unesco, governo federal e Fórum Brasileiro de Segurança Pública– aponta que jovens (12 a 29 anos) negros são duas vezes e meia mais vítimas de homicídios do que os brancos. O último Mapa da Violência, com dados de 2010, mostra que são negros 75% dos jovens que tiveram morte violenta.

E ainda há o quartinho de empregada, a entrada de serviço, a roupa branca das babás, os salários menores… Pode ser que falte festa para o fim da escravidão porque ela ainda não acabou de fato.

+ sobre o tema

Depoimentos de Escravos Brasileiros

Em julho de 1982, o estudante de história Fernando...

Arqueólogos acham peças de engenho de 1580 em São Paulo

Descoberta ajuda a documento o início do ciclo da...

Juremir Machado da Silva: ‘muitos comemoram Revolução sem conhecer a história’

Samir Oliveira O jornalista e historiador Juremir Machado da Silva...

Fotografias definiram a visão que o Ocidente tem da África

Imagens de africanos começaram a circular pela Europa no...

para lembrar

13 de maio: Dia de reflexão para os afro-brasileiros em todo o País

Celebrado nacionalmente, o 13 de maio é uma data...

Dia 13 De Maio: A Maior Fake News de Nossa História

  Todo dia 13 de maio é “celebrado”no Brasil o...

Luíz Gama

Luís Gonzaga Pinto da Gama (Salvador, 21 de junho...

Escravidão, abolição e resistência

Abolição da escravidão e o dia da Consciência Negra Apresentação No...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Liberdade e trabalho digno: nunca foi só sobre alforria

E se a escravidão ainda fosse legalmente autorizada? E se o cotidiano de trabalhadores/as permanecesse orientado pela possibilidade de prisão caso essas pessoas não...

Consciência Negra: conheça nomes que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

Neste domingo (20/11) é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data, que surgiu como uma forma de refletir sobre o valor e contribuição da...
-+=