É uma luta necessária banir o fascismo da sociedade brasileira

Registro o meu repúdio ao ocorrido no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, em 3 de abril passado, quando, a convite do presidente Luiz Mairovitch, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) proferiu uma palestra, após cancelamento de outra na sede paulista da Hebraica por solicitação de um abaixo-assinado com mais de 2.600 assinaturas da comunidade judaica.

Foto: João Godinho

Por Fátima Oliveira Enviado para o Portal Geledés

Jair Bolsonaro é misógino, homofóbico, racista e fascista confesso; não é polêmico, como alguns dizem por aí, é indubitavelmente um fascista! Ou alguém imaginava que ele faria uma declaração de amor ao povo brasileiro? Sem novidades, pois o fascismo é, de cabo a rabo, perseguição à democracia, desde o nascedouro.

A comunidade judaica no mundo, incluindo o Brasil, não é um bloco monolítico! Basta avaliar que a Hebraica de São Paulo cancelou a palestra do referido deputado, mas a do Rio de Janeiro não atendeu os apelos de cancelamento!

Enquanto a palestra ia de vento em popa, arrancando risos de cerca de 300 convidados, outros 150 judeus protestavam do lado de fora da Hebraica e relembravam os judeus mortos pela ditadura militar de 1964: o jornalista Vladimir Herzog (1937-1975) e a psicóloga Iara Iavelberg (1944-1971).

Dentre os inúmeros impropérios ditos pelo deputado, eis alguns paradigmáticos do ideário fascista pelo qual se norteia: “O deputado afirmou que as reservas indígenas e quilombolas atrapalham a economia: ‘Onde tem uma terra indígena, tem uma riqueza embaixo dela. Temos que mudar isso aí’. Ele disse que foi ‘a um quilombo’. De lá, voltou com a seguinte percepção: ‘O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano são gastos com eles’.

Segundo Marcelo Braga Edmundo, em “Bolsonaro: ‘Nem um centímetro para quilombola ou reserva indígena’”, o presidenciável não poupou os refugiados. “Não podemos abrir as portas para todo mundo”, disse. Ele não se mostrou, porém, avesso a todos os estrangeiros: “Alguém já viu algum japonês pedindo esmola? É uma raça que tem vergonha na cara!”.

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) encabeçou um grupo de parlamentares que protocolou, em 6 de abril, uma ação na Procuradoria Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro pelo crime de racismo. É esperar no que vai dar! Há repúdios significativos do movimento negro e de setores da comunidade judaica.

O cientista social, mestre em letras pelo programa de Estudos Judaicos e Árabes da USP, Daniel Douek, em “Uma carta de resposta dos judeus que não riram” (7.4.2017), declarou: “Aqui entre nós, talvez seja o caso de dizer o óbvio: campo de concentração não é escola de direitos humanos. Ao contrário, desumaniza; corrói corações, mentes e almas; dilacera a fé nos homens e na própria possibilidade de humanidade; deixa marcas indeléveis, que perduram mesmo entre gerações que não vivenciaram o extermínio; não é atalho para a vida digna, mas um obstáculo a ser transposto. Há alguns anos, ao discutir a afirmação deplorável de que os judeus não aprenderam nada com o holocausto, o pedagogo Gabriel Douek foi certeiro: ‘O que está por trás desse tipo de afirmação é a crença de que o assassinato de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial ocorreu para ensinar algo a esse povo’. Assim, dizer que os judeus deveriam ter aprendido algo, e não aprenderam, é conceber o genocídio judaico como uma espécie de ‘lição’ ou ‘castigo’ que não surtiu efeito. E ainda mais: é afirmar que o holocausto não foi suficiente”.

Urge banir o fascismo da sociedade brasileira.

+ sobre o tema

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs...

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba...

Saiba os horários das provas do Concurso Nacional Unificado

Os mais de 2,5 milhões de candidatos inscritos no...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...

para lembrar

Internauta é detido por racismo contra vereador: ‘Princesa Isabel fez burrada’

Vereador de Primavera do Leste (MT) denunciou crime à...

O racismo alemão tem um novo alvo: Özil

Depois do ataque racista a Jerome Boateng, muito bem...

Festa, Devoção e Fé. Festa da Purificação de Santo Amaro e racismo!

Post de prefeitura sobre festa da Purificação com loiros...

Homem escapa do Boko Haram e morre por racismo na Itália

Ele tentava defender a esposa, alvo de ataques racistas Do...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial chocantes e sua não punição, como nos recentes casos de abuso...

O homem branco brasileiro de condomínio e o ato simbólico de “descer”

No documentário Um Lugar ao sol (Daniel Mascaro, 2009), sobre moradores de coberturas, temos um clássico exemplo de como a arquitetura brasileira revela a...

As Ações afirmativas em tempo Espiralar: (re)existência, luta, palavra e memória

“A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio, ecoou lamentos de uma infância perdida. A voz de minha avó ecoou obediência...
-+=