‘Ela já fez e ainda faz tanto por mim que agora chegou a minha vez’, diz filho que acompanhou mãe no 1º dia de aula

O primeiro dia de aula de dona Marilia Serafim Nascimento foi comemorado por seus quatro filhos, amigos, parentes e… por mais de 60 mil brasileiros. O momento da diarista de 52 anos foi registrado e compartilhado no Facebook pelo filho Vanderson, que não fazia ideia do efeito que a postagem geraria.

por Luiza Belloni no HuffPost 

“Depois de tirar as fotos, ela pediu para postar no grupo da família no WhatsApp e eu falei que postaria no Facebook também. Aí eu fui pra Igreja e, quando saí, meus amigos começaram a falar que eu estava famoso. Fui ver e tinha milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos”, disse Vanderson Nascimento ao HuffPost Brasil. “Nem imaginava que meu post teria tanta repercussão.”

A postagem comemora o primeiro dia de aula de sua mãe, a dona Marília, acompanhada de Vanderson. “Ela já fez e ainda faz tanto por mim que agora chegou a minha vez de fazer por ela”, escreveu o carioca de 22 anos.

A foto com a linda descrição de Vanderson logo se multiplicou nas redes sociais e se tornou um dos assuntos mais comentados no começo do ano.

Ao HuffPost Brasil, o carioca diz que ele é o maior incentivador da mãe, que nunca teve a oportunidade de estudar por ter a primeira filha com apenas 16 anos de idade. “Ela foi uma mãe muito nova e teve que optar por trabalhar ou estudar. Então abriu mão dos estudos para cuidar da minha irmã mais velha”, conta.

Dona Marília teve uma segunda chance de estudar quando os quatro filhos já estavam maiores. Em 2004, foi criado um projeto de alfabetização para adultos perto da comunidade de Manguinhos, onde a família mora até hoje, e a mãe de Vanderson teve a oportunidade de voltar a estudar.

Na época, foi a vez do filho Wágner, que tinha apenas 11 anos, de ajudar sua mãe na hora do dever. “Temos até hoje a reportagem em que ela aparece estudando com ele”, acrescentou Vanderson.

O projeto, porém, foi descontinuado e Marília se viu, pela segunda vez, sem poder estudar.

“Ela conseguiu aprender o nome dela, mas teve de deixar pra lá”, disse o filho. “Foi passando o tempo e ela tentou voltar mais uma vez, mas não conseguiu conciliar, ela chegava muito tarde do trabalho. “

Vanderson não desistiu de sua mãe e, no final do ano passado, ele voltou a incentivá-la. “Em novembro eu escutei na rádio a história de uma senhora de 80 anos que tinha voltado a estudar e eu falei pra minha mãe: ‘dá tempo ainda’. Ela concordou e já em dezembro pedi a matrícula dela”, disse Vanderson, que hoje faz parte do programa Jovem Aprendiz do Metrô do Rio de Janeiro.

As aulas começaram em fevereiro deste ano e, desde então, Marília se mostrou uma aluna exemplar.

Ela está gostando pra caramba. Sempre tira foto com os colegas dela. Está gostando muito mesmo.

Ele conta que saber ler e escrever sempre foi o sonho de dona Marília. “Ela quase não vai pra rua sozinha, tem muito medo de enrolarem ela. Como eu fico mais em casa, eu incentivo ela e está dando tudo certo.”, disse, acrescentando que sua mãe já pensa ir além das contas e escritas. “Ela tem muita vontade de fazer gastronomia. O primeiro passo a gente já deu, que é aprender ler, se formar no ensino fundamental e médio.”

Questionado sobre a postagem que levou fama à casa da família Nascimento, Vanderson conta que foi muito além de uma foto:

Postei para incentivar os jovens, porque hoje em dia a gente pensa muito nos nossos sonhos e acabamos esquecendo que nossos pais também têm sonhos.

+ sobre o tema

para lembrar

Capitolina e o poder das garotas

Esqueça as dicas quentes sobre como conquistar garotos ou...

A violência sexual precisa ser contextualizada

Na última terça-feira, fui convidada para uma exibição gratuita...

Candidatos a professores em SP têm de apresentar exames caros

Testes médicos exigidos de 12 mil candidatos custam mais...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=