Ellen Oléria estreia na tevê no programa ‘Estação plural’

A atração da TV Brasil celebra a diversidade e conta ainda com Fefito e Mel Gonçalves

Por Diego Ponce de Leon, do Divirta-se Mais 

Ellen Oléria é plurivalente. Embora seja conhecida pela música, pelo vozeirão e pelo repertório, nem só de canto vive Ellen. A partir da próxima sexta-feira, o espectador terá chance de conferir a artista como apresentadora de tevê. Ao lado do jornalista Fefito e da também cantora Mel Gonçalves, da banda Uó, a brasiliense surge à frente da nova atração da TV Brasil, Estação plural.

O programa aparece com uma proposta inédita e ousada na grade aberta: discutir temas relacionados à diversidade, ao preconceito e à intransigência social. Racismo, homofobia, a cultura LGBT, por exemplo, serão algumas das pautas tratadas e debatidas pelos apresentadores e por convidados. No primeiro episódio, o médico Drauzio Varella, a atriz Bruna Lombardi e a jornalista Bárbara Gancia fortalecem a roda de discussão.

“Estou muito feliz com a possibilidade de vivenciar essa diversidade na tevê brasileira. A expectativa é essa: que a gente compartilhe um pouco do nosso olhar, desmistifique um bocado o que é ser e estar na nossa pele e que o povo brasileiro curta muito”, comentou a cantora e, agora, apresentadora Ellen Oléria, durante o lançamento do programa. Detalhe: em breve, ela sobe aos palcos como atriz. Ela não para. Axé!

Três perguntas // Ellen Oléria

Qual é o diferencial do programa?
Pela primeira vez na tevê brasileira, temos um programa apresentado por um grupo tão diverso. A intenção da TV Brasil foi reunir duas apresentadoras e um apresentador com um perfil LGBT para diluir as margens do preconceito e aproximar as pessoas da diversidade, humanizando nossos olhares. A TV Brasil se torna precursora em um programa com cobertura nacional que une duas mulheres negras em posição de destaque. Isso representa um fortalecimento dos direitos civis no Brasil, principalmente quando entendemos que o Estação plural é um produto da nossa tevê pública.

De que forma sua jornada de vida vem a somar ao programa?
O Estação plural é um programa de opinião. Imagina: compartilhar o ponto de vista de uma artista que vive de sua música em tempos que imperam os gritos midiáticos que anunciam crise em todos os setores. Eu posso olhar o mundo enquanto uma mulher negra e narrar minhas memórias, minhas identidades contra-hegemônicas e minha ancestralidade gloriosa. E meu desejo é que minha trajetória possa multiplicar as possibilidades de futuro que nossa comunidade vislumbra.

Foi fácil encarar o ofício  de apresentadora?
Não posso dizer que tem sido fácil. A tevê tem uma linguagem muito diferente da que trabalhei com maior afinco nos últimos anos. A música se tornou meu lugar de conforto. E sei que a geração da desobediência civil, que lutou contra a censura conquistando a liberdade de fala, deixou também pra nós, esta nossa geração, o desafio de eleger o que falar em todos esses espaços conquistados. Apesar dessa responsabilidade, tenho me dedicado a usá-la com compromisso e alegria.

Ellen Oléria: “Eu posso olhar o mundo enquanto uma mulher negra e narrar minhas memórias, minhas identidades contra-hegemônicas e minha ancestralidade gloriosa”

+ sobre o tema

Para onde caminha a Marcha das Mulheres Negras. Por Cidinha da Silva

A previsão do tempo indicava chuva em Brasília, mas...

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo

Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos...

“O sentimento da família é desesperador”, diz irmã de Marielle sobre impunidade

Quase sete meses depois do assassinato da vereadora carioca Marielle...

Tradução do conto “Você na América”, de Chimamanda Ngozi Adichie

O blog traz abaixo a tradução do conto “Você...

para lembrar

Por que é tão difícil encontrar maquiagem para peles negras?

Mais da metade da população brasileira é negra e,...

Mariene Castro: ‘Achamos que tá todo mundo consciente, mas ainda estamos longe’

Após desabafo no Instagram, atriz conversou com o CORREIO...

Ei Globo, não sou tuas nêgas!

O sentimento de indignação me fez refletir sobre essa...
spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=