Em Brasília, movimentos sociais fazem resistência ao golpe

Bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta foram utilizados contra os manifestantes pró-Dilma em frente ao Congresso Nacional. Movimentos prometem reforçar a resistência em um eventual governo Temer para não permitir retrocessos 

Por Maíra Streit, da Revista Fórum 

DSC_5473-480x320

Marcos Xukuru: “Vamos seguir com as cobranças”

Manifestantes contrários ao impeachment de Dilma Rousseff se reuniram desde as 17h desta quarta-feira (11) em frente ao Congresso Nacional para pressionar os parlamentares durante a votação do afastamento da presidenta no Senado. O protesto contou com representantes de diferentes movimentos sociais e teve momentos de tensão, ao serem usadas bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta pela Polícia Militar para dispersar os militantes.

Cerca de 80 indígenas de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Ceará estiveram do ato. Eles deixaram o acampamento Terra Livre, onde participam de atividades em Brasília durante a semana, e tomaram a Esplanada dos Ministérios em uma manifestação em defesa da democracia. De acordo com o líder Marcos Xukuru, o grupo reivindica melhorias na educação e saúde indígenas, além da questão das demarcações de terras.

DSC_5330-480x320

“Estamos em um momento de vigília”, destaca atriz Luaa Gabanini

Para Xukuru, um eventual governo do PMDB põe em risco direitos já conquistados, principalmente devido ao vínculo do partido com a bancada ruralista no Congresso. “Vamos seguir com essas cobranças. Os povos indígenas sempre resistiram. São 500 anos de resistência”, destacou.

Na opinião de Maria Joana Mendes, membro do Movimento de Mulheres Negras de Brasília, os últimos anos foram de muitos avanços, com a implementação do sistema de cotas e da lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas. Segundo ela, a atenção dada à comunidade negra fez com que pautas importantes ganhassem visibilidade no país.

DSC_5489-480x320

Maria Joana, do Movimento de Mulheres Negras de Brasília

Já Luaa Gabanini foi ao protesto para chamar a atenção para possíveis retrocessos na área cultural, caso o vice-presidente Michel Temer venha a assumir o comando do Brasil. A atriz coordenou uma performance no fim da tarde de hoje, à frente do coletivo Arte pela Democracia, com várias mulheres vestidas de vermelho.

Elas rasgaram simbolicamente títulos de eleitores para mostrar que a tentativa de golpe em curso no país é um desrespeito ao voto popular. “A Constituição também foi rasgada. Estamos em um momento de alerta e vigília”, lamentou Gabanini, ressaltando que é preciso continuar acompanhando as manobras da oposição contra o governo, que foi eleito democraticamente.

DSC_5537-1024x684

DSC_5254-1024x684

DSC_5436-1024x684

Fotos: Arnaldo Saldanha

+ sobre o tema

Mulheres conquistam a política no México

A partir de setembro, quase o mesmo número de...

Marina diz em NY que não mudará a economia

Por: CRISTINA FIBE Candidata do PV pede fim de...

Conselho de Ética quer julgar Demóstenes antes do recesso

Por: Luciana Lima     Brasília – O processo de quebra de...

Às agressões humanas, a Terra responde com flores

Mais que no âmago de uma crise de proporções...

para lembrar

Centenas de indígenas participam do primeiro dia dos ‘jogos tradicionais’

Os jogos tradicionais representam o momento de maior fascínio...

Juíza lança “O Negro no Século XXI”

Fonte: Portal Imbuí - "O Negro no Século XXI"....

África, não!

Namíbia, fica no sul da África e foi um...

Lançamento do marco regulatório do pré-sal

Brasília, 31 de agosto de 2009 ...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Militares no alvo

Nada na operação da Polícia Federal ontem chamou mais a atenção que o envolvimento da alta cúpula militar do governo Jair Bolsonaro na trama golpista. As...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=