Em carta ao basquete, Kobe anuncia aposentadoria ao fim da temporada

Jogador do Los Angeles Lakers escreve artigo no “The Player’s Tribune” e confirma adeus depois de 20 anos e cinco títulos com a camisa da franquia

Do SporTV.com

Esta será a 20ª e última temporada de Kobe Bryant na NBA, a liga americana de basquete (confira ao lado os números do jogador até a temporada passada). Aos 37 anos de idade, o jogador do Los Angeles Lakers, uma lenda do esporte, anunciou a sua decisão neste domingo em um artigo publicado por ele no “The Player’s Tribune”, um site criado por Derek Jeter, ex-jogador de beisebol, que defendeu o New York Yankees em toda a sua carreira, para ser um canal direto entre os atletas e o público.

Para se despedir, Kobe escreveu uma carta para o basquete. Ele lembra toda a relação com o esporte, desde as brincadeiras com as meias de seu pai, Joe “Jellybean” Bryant, também ex-jogador da NBA, até a realização de seu sonho como parte do Los Angeles Lakers. O astro termina sua carreira com cinco títulos da NBA, um prêmio de MVP da temporada regular e dois das finais.

– Você realizou o sonho de um menino de seis anos de ser um Laker. E sempre vou te amar por isso. Mas não posso te amar obsessivamente por muito tempo. Esta temporada é tudo que me restou para dar. Meu coração pode manter a batida, minha cabeça pode lidar com a rotina, mas meu corpo sabe que está na hora de dizer adeus – escreveu o astro.

kobe_x_curry_reuters

Kobe vem sofrendo nas últimas temporadas com lesões seguidas. Ele disputou apenas 41 de 164 jogos somando 2014/2015 e 2013/2014. Na atual, vem tendo atuações bem abaixo do que a sua história apresenta. O Los Angeles Lakers faz uma campanha terrível, com 13 derrotas e apenas duas vitórias. Com isso, a decisão do jogador vai abrir caminho para uma reformulação geral para a sequência do trabalho.

– Com 17 seleções para o All-Star, um MVP, cinco títulos, duas medalhas olímpicas de ouro e um trabalho ético incansável, Kobe Bryant é um dos maiores jogadores da história do nosso jogo. Seja competindo nas finais ou arremessando depois de meia-noite em um ginásio vazio, Kobe tem um amor incondicional pelo jogo. Junto-me aos milhões de fãs em todo o mundo para parabenizá-lo por sua incrível carreira na NBA e agradecê-lo por tantos momentos emocionantes – disse o comissário da NBA, Adam Silver, em nota oficial divulgada pela liga.

 Você realizou o sonho de um menino de seis anos de ser um Laker. E sempre vou te amar por isso. Mas não posso te amar obsessivamente por muito tempo. Esta temporada é tudo que me restou para dar. Meu coração pode manter a batida, minha cabeça pode lidar com a rotina, mas meu corpo sabe que está na hora de dizer adeus”
Kobe Bryant

Na temporada atual, na qual disputou 12 dos 15 jogos dos Lakers, Kobe Bryant vem com médias bem abaixo do que já realizou em sua carreira. Ele vem fazendo 15,7 pontos, 4,1 rebotes e 3,4 assistências. Ele entra em quadra na madrugada desta segunda-feira, 0h30 (de Brasília), para enfrentar o Indiana Pacers em um duelo que vai iniciar uma turnê de despedida do astro.

O contrato de Kobe Bryant com os Lakers terminaria de qualquer forma ao fim desta temporada. O jogador tem um salário anual em seu último ano de US$ 25 milhões (R$ 96 milhões). Na sua carreira, ele ainda conquistou com a seleção dos Estados Unidos duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, de 2008, em Pequim, e 2012, em Londres, além do título mundial de 2007, disputado em Las Vegas.

Kobe Bryant vem sofrendo com problemas físicos nas últimas temporadas (Foto: Getty Images)
Kobe Bryant vem sofrendo com problemas físicos nas últimas temporadas (Foto: Getty Images)

Confira a carta na íntegra:

“Querido Basquete,

Desde o momento em que comecei a enrolar as meias do meu pai, arremessando de forma imaginária arremessos da vitória no Great Western Forum, sabia que uma coisa era real: Eu me apaixonei por você.

Um amor tão profundo, que me entreguei por completo. Da minha cabeça e meu corpo ao meu espírito e alma.

Um garoto de seis anos de idade se apaixonou profundamente por você. Nunca vi o fim do túnel. Apenas me vi saindo de um. Então, eu corri. Corri para cima e para baixo em todas as quadras. Atrás de qualquer bola perdida por você. Você me pediu raça, eu dei meu coração, porque veio com muito mais.

Joguei cansado e machucado. Não por causa do desafio, mas porque você pediu. Fiz tudo por você, porque isso é o que se faz quando faz com que se sinta vivo como você fez comigo.

Kobe Bryant faz o arremesso marcado por Towns, número 1 do Draft de 2015 (Foto: Getty Images)
Kobe Bryant faz o arremesso marcado por Towns, número 1 do Draft de 2015 (Foto: Getty Images)

Você realizou o sonho de um menino de seis anos de ser um Laker. E sempre vou te amar por isso. Mas não posso te amar obsessivamente por muito tempo. Esta temporada é tudo que me restou para dar. Meu coração pode manter a batida, minha cabeça pode lidar com a rotina, mas meu corpo sabe que está na hora de dizer adeus.

E tudo bem. Estou pronto para ir. Só quero que você saiba para que nós possamos gravar todos os momentos que vivemos juntos. Os bons e ruins. Nós demos um para o outro tudo que temos.

E nós sabemos, não importa o que farei depois, sempre serei aquele garoto, com aquelas meias enroladas, lata de lixo no canto, cinco segundos no relógio e bola na minha mão, 5 … 4 … 3 … 2 … 1.

Te amo para sempre, Kobe”

+ sobre o tema

Barça bate Milan, mas é Ronaldinho Gaúcho quem leva troféu para casa

Na volta ao Camp Nou, craque é ovacionado pela...

Literatura Africana Contemporânea

A literatura africana contemporânea não tem recebido, especialmente...

MODA E ARTE AFRO – Artes Visuais da Bahia

  Washinton José, o Yosh, é apontado como uma das...

A Natureza e seus significados entre adeptos das Religiões Afro-Brasileiras

  As religiões afro-brasileiras são reconhecidas como religiões de matriz...

para lembrar

Noites das lágrimas em África uma conversa com o escritor Marcelo Aratum

Para falar da minha experiência é nada mais que...

Serena Williams vence em Brisbane, mas torce o tornozelo esquerdo e abandona o torneio

A americana Serena Williams, que fazia estragos no WTA...

Nneka – Cantora nigeriana em uma viagem de reggae, rap, jazz, funk, trip hop, soul

Cantora nigeriana radicada na Alemanha lança segundo disco, "No...

Pelé atinge marca de 100 mil seguidores em apenas quatro horas no Twitter

Pouco mais de quatro horas depois de inaugurar sua...
spot_imgspot_img

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...
-+=