Em vídeo, mulher de morto pela PM critica atuação policial: ‘Todo mundo para eles é vagabundo’

O corpo de Diego Souza Oliveira, 28 anos, conhecido como Diego Gato, foi liberado na manhã desta sexta-feira (22) pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O enterro ocorrerá esta tarde, no Cemitério de Brotas.

Do Correio 24 Horas

Diego foi morto por volta das 5h30 de ontem, durante um confronto com a Polícia Militar, de acordo com a versão da polícia. A Corregedoria da PM, que está apurando o caso, informou que Diego já tem passagens pela polícia por tráfico de drogas e homicídios.

A PM disse que Diego foi morto em uma troca de tiros, mas a família contesta essa versão. Veja vídeo em que a mulher de Diego conta o que aconteceu:

Versão da polícia
De acordo com a polícia, uma viatura da Rondesp Atlântico fazia ronda na área quando avistou um grupo com 10 homens armados, que dispararam contra os policiais. A viatura revidou, e Diego foi atingido no tórax.

Ele foi socorrido para o HGE e morreu minutos depois de dar entrada na unidade. Segundo a polícia, com ele foram encontrados uma pistola de 9 mm, um carregador de munição com capacidade para 17 cápsulas e duas munições intactas.

RTEmagicC_santa_cruz_PM.jpg

(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Família contesta
Segundo a esposa de Diego, que preferiu não se identificar, policiais da companhia Rondas Especiais (Rondesp) chegaram na casa deles por volta das 5h30, dando pontapés na porta, enquanto dormiam. Ela afirma que cerca de 40 homens armados da força policial estiveram na casa e executaram seu marido.

“Eu tomei um susto, levantei e fui abrir a porta. No que fui abrir, eles já queriam arrombar o cadeado, aí eu falei ‘calma, moço, aqui tem criança’”, conta ela. Diego, então, saiu com uma criança no colo e, conforme relatou a esposa, um policial ordenou que ele colocasse a filha no chão. “Aí eles falaram para mim ‘bora, passa você e a criança’, e eu pedi para pegar minha outra filha que estava lá dentro dormindo”, lembra.

De acordo com o relato, ao sair para a casa da mãe com as filhas, os policiais começaram a atirar contra Diego. Os pais da esposa saíram na rua para ver o que estava acontecendo e os policiais disseram para todos entrarem para suas casas, pois estava ocorrendo troca de tiros. “Não tinha arma da vítima, a única arma que tinha era dos policiais”, acrescentou.

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=