EMPODERAMENTO: Não é sobre o tamanho do seu black power

Atualmente o termo empoderamento tem sido muito empregado dentro de alguns grupos de lutas sociais. Ele é utilizado (ou deveria ser) para denominar o processo no qual uma pessoa se conscientiza e “se dá conta do seu poder”. Haha, (quase isso). Empoderar-se é reconhecer-se enquanto sujeit@ social, polític@, autor@ da sua própria história e capaz de lutar por direitos que não são só seus, mas também de um grupo. Empoderamento é singular e é plural. Singular no sentido de que é um processo individual e pode ocorrer pelas mais diferentes motivações. Plural porque por meio do empoderamento aprendemos que a luta é coletiva, em prol d@s irmãs e irmãos.

Por Ana Carolina Cerqueira Do Preta e Power

Como o título do texto sugere, a abordagem refere-se a um recorte do movimento negro. É notável que nesses últimos anos, com a ascensão da internet e mais especificamente das redes sociais, o tráfego de informações tornou-se muito mais intenso e com isso o conhecimento passou a ser mais acessível. Ele transpassou os muros da academia e veio para as redes e ruas, possibilitando que @s pret@s compreendessem melhor certos fenômenos sociais e pudessem colocar a boca no mundo pra dizer que estamos juntos nessa luta, que é por respeito, espaço e “otras cositas más“.  Inclusive, volta e meia surgem campanhas (lindas por sinal <3 ) com objetivo de denunciar o racismo, estimular a autoaceitação d@s pret@s, aumentar a autoestima do nosso povo e defender a valorização da estética negra.

Entretanto… o movimento pró cabelo natural (que é uma forma de militância negra) nem sempre tem voz uníssona. E talvez nem devesse obrigatoriamente ter, pois é por meio das divergências que surgem as problematizações e conseguimos construir conhecimento. Mas existem alguns ruídos muito dissonantes e que tem me obrigado a parar para um minuto de autorreflexão e reflexão sobre o universo ao meu redor. Eu tenho escutado muito a palavra empoderamento, mas nem sempre num contexto em que eu o perceba de fato.

Só pra contextualizar: O ato de deixar o cabelo natural exige algum tempo para o seu autoconhecimento, fortalecimento e (des)construção de valores estéticos, a princípio. Se empoderar é perceber a dimensão política que está representada em assumir o black ou as molas, perceber o quanto somos discriminad@s pelo nosso fenótipo, passar a buscar mais conhecimento para entender alguns fenômenos sociais e lutar juntos pelo combate ao racismo e demais tipos de discriminação. Perceber que os seus traços, a sua cor de pele e o seu cabelo são lindos também é se empoderar. Mas empoderamento não é só isso e ser natural não é a única porta de entrada, embora tenha sido a motivação de várias pessoas, inclusive a minha.

Pasmem: uma pessoa negra não precisa necessariamente deixar de alisar ou relaxar o cabelo para ser empoderada :o . Ela não precisa vestir as roupas mais “estilosas”, não precisa ter um black power gigante, “cachos perfeitos” ou coloridos, não precisa usar maquiagens diferentes muito menos sair por aí tombando “azinimiga” (nem sequer devemos ser inimigas), mas se ela quiser,ela PODE se apresentar com uma estética diferente da usual, até por quê gente empoderada é antes de tudo livre <3 .

Ser empoderad@ é elogiar um@ companheir@! (até porquê palavras negativas não agregam nada de bom né mores?). É defender os seus iguais que estão em situação de opressão, combater e denunciar o racismo – mesmo nas redes -, é inspirar e mostrar que as nossas características físicas não devem ser uma limitação para chegar onde queremos e que podemos SIM ocupar qualquer espaço. É dizer pra uma preta que acabou de fazer o BC e está com a autoestima fragilizada o quanto ela é linda. É enxergar e respeitar a beleza que existe na diversidade das nossas cores de pele, tipos de cabelo e formas do corpo. Inspirar e ensinar a cuidar da nossa estética também é empoderar.

Pret@s, ser empoderad@ transcende o campo estético, então não vamos utilizar o termo como sinônimo de beleza, estilo ou algo do tipo, certo? – embora pessoas empoderadas sejam sempre bonitas, mas nem sempre vice-versa -. Ser empoderad@ é entender que estamos juntos nessa luta e que somente juntos é que podemos ser de fato livres. Não estamos numa briga de ego. Vamos empoderar @s noss@s iguais e espalhar coisas boas por aí?!

“Eu não serei livre enquanto houver *pret@s* que não são, mesmo que suas algemas sejam muito diferentes das minhas.”

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

para lembrar

A fábula das três raças ou o problema do racismo à brasileira – Roberto Da Matta

Alguns trechos para reflexão: O racismo contido na "fábula das...

Lei de cotas no serviço público entra em vigor nesta terça-feira

Medida sancionada por Dilma foi publicada no Diário Oficial...

Lugar de negro é onde ele quiser

Quando se pensa em políticas públicas para os negros...
spot_imgspot_img

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...

Quem tem direito de sentir raiva?

A raiva, enquanto afeto humano, legítimo e saudável, é um tema que estou tentando colocar na sociedade brasileira, no debate público, mas encontro tantos...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=