Empresária leva chute na cara após se recusar a responder estranho

Mulher de 29 anos estava no ponto quando foi perguntada sobre seu destino por estudante de engenharia que passava e acabou agredida; ela, que é negra e tem o cabelo curto, ainda foi chamada de Morpheus, personagem do filme Matrix

Por Bruno Inacio Do O Tempo

Uma microempresária de 29 anos foi agredida por um estudante de engenharia, da mesma idade, após se recusar a dizer pra ele para onde ia ao ser abordada em um ponto de ônibus, nesta quarta-feira (24), em Belo Horizonte. Negra e de cabelos curtos, Naiara Farias ainda foi chamada de Morpheus (personagem interpretado por Laurence Fishburne na trilogia Matrix) pelo homem, que só não a agrediu mais pois foi interpelado por um policial militar que passava na rua na hora do crime.

A jovem contou que aguardava o ônibus em um ponto, no bairro Anchieta, na região Centro-Sul da cidade, quando o suspeito perguntou para onde ela ia. “Estranhei a pergunta e questionei se ele perguntava isso a todos que ele via no ponto. Ele ficou irritado e disse: ‘Volta para Matrix, Morpheus’”.

Segundo a microempresária, outras pessoas aguardavam o ônibus no ponto, mas ninguém interveio na discussão. “Eu mandei ele parar, disse que não o conhecia e que ele estava sendo racista. Quando ele questionou quem ia parar ele, numa atitude de defesa eu bati com a bolsa nele”, afirmou.

Neste momento, de acordo com a PM, o rapaz deu um chute no rosto da jovem. Um policial militar que passava viu a agressão e acionou reforço, já que ele resistiu a prisão. O militar foi agredido na mão.

O homem foi preso em flagrante e responderá pelos crimes de racismo, lesão corporal e resistência à prisão. Na delegacia, ele disse que não era racista pois já havia namorado uma mulher negra. Disse também que, como Naiara havia batido nele com uma bolsa, o boletim não deveria ser registrado.

Dia na delegacia

A confusão aconteceu às 8h, mesmo assim, Naiara precisou passar o dia inteiro ao lado do agressor. Eles foram em até quatro órgãos de segurança da capital, até que a ocorrência foi encerrada, às 19h, na Delegacia de Plantão da Polícia Civil, no Barreiro.

“A sensação que tive nos pontos policiais é que a todo momento eu tive que provar que era mesmo a vítima”, afirmou. A PM não comentou a demora na ocorrência.

+ sobre o tema

para lembrar

Redução da maioridade mostra incapacidade de proteção social

Reduzir a maioridade penal é reconhecer a incapacidade...

Bira diz que probabilidade de um negro ser morto na PB é maior que em outros estados

Em sessão especial realizada na última quinta-feira (13),...

“F… o Brasil”? por Fernando Brito

“A chegada ao viaduto do Chá foi surpreendentemente...

Crueldade e impunidade marcam crimes de policiais

Perseguidas pelos matadores, famílias sofrem com falta de apoio...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=