Escritora negra da Maré ganha prêmio e publica seu trabalho em coletânea

Ana Maria de Souza, de 85 anos, moradora da Maré, só teve a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas depois da aposentadoria. Há alguns anos ela atua como pintora, desenhista, atriz, cantora e poetisa. Todo este talento foi mostrado na Flupp (Festa Literária das Periferias), cuja edição de 2015 durou até outubro. Uma de suas pinturas ilustra a capa da coletânea de textos realizados especialmente para a Feira. Este ano lançou seu novo livro de poesia Faces de Ana 2 e participou do “Concurso Nacional de Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2015”, onde teve sua poesia divulgada em livro

Por Aline Melo, no Brasil 247

Escritora negra da Maré ganha prêmio e publica seu trabalho em coletânea

Ela participou do Concurso Nacional de Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2015

Ana Maria de Souza, de 85 anos, moradora da comunidade da Maré, só teve a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas depois da aposentadoria. Há alguns anos ela atua como pintora, desenhista, atriz, cantora e poetisa. Todo este talento foi mostrado na Flupp (Feira Literária das Periferias), cuja edição de 2015 durou até outubro. Uma de suas pinturas ilustra a capa da coletânea de textos realizados especialmente para a Feira. Este ano lançou seu novo livro de poesia “Faces de Ana 2″ e participou do Concurso Nacional de Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2015, onde teve sua poesia divulgada em livro. Confira a entrevista onde Ana Maria fala um pouco mais sobre seu segundo livro:


Como foi participar do Concurso de Poesia Livre 2015?

Foi muito gratificante, já que sonhei com este prêmio e com o reconhecimento que ele está me dando no mundo da literatura.

Como você se sente ao lançar o seu novo livro Faces de Ana 2?

Me sinto muito feliz, pois no ano passado tive muito sucesso com o meu primeiro livro depois de mais de 50 anos tentando lançar, mas por obra de Deus consegui ajuda no projeto social Maré Latina, que me ajuda gratuitamente em tudo, tanto na produção, divulgação e no lançamento. Começamos no dia 05 de maio, no Museu [da Maré], depois 08 de maio no Projeto Maré Latina, e 11 de maio na UFRJ.


Como foi e é participar da Flupp 2014 e 2015?

É a realização de um sonho, pois pude ser mais reconhecida no mundo da literatura. Conheci o Júlio Ludemir, que me convidou para ilustrar a ultima edição da coletânea de livros da Flupp. Este ano recebi o convite para participar novamente deste grande evento literário.


Como é participar de mais um curta-metragem no Projeto Maré Latina?

Muito bom, o nome do curta-metragem é a “A Última Indígena”, faço uma participação pequena, porém muito especial, pois este projeto apoia minha carreira artística de poetiza, atriz e pintora, desde 2012. As gravações serão em janeiro de 2016, estamos agora em processo de seleção de atores, no qual todos podem participar, é só entrar em contato com www.projetomarelatina.blogspot.com.br.


Você tem blog e redes sociais?

Sim, tenho meu blog www.livrofacesdeana.blogspot.com.br e página no Facebook. São os meus principais canais onde eu mostro minha vida artística e literária.

 

+ sobre o tema

Su poesía llama la atención a todos los hombres negros que odian a las mujeres negras

¡Todas las mujeres merecen respeto! Crystal Valentine y Aaliyah Jihad...

Quase 50 anos depois, clássico da literatura negra chegará ao Brasil

Clássico da literatura negra chegará ao Brasil: chegará às...

Grace Passô, a melhor atriz do Brasil

Apesar de desconhecida pelo grande público, ela é incensada...

Rebeca Andrade fica em 5º lugar no solo com Baile de Favela nas Olimpíadas

Um passo. Foi isso que separou Rebeca Andrade de...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

É Tempo de Anastácia!

Quantas de nós, mulheres negras, ainda somos silenciadas nos...

Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional

Jornalista entra para o rodízio de apresentadores do noticiários...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=