Especialistas avaliam relatório da CPI sobre violência contra jovens negros

Investigar as causas e consequências da violência contra a juventude negra no Brasil: esse foi o principal objetivo da CPI do Jovem Negro, na Câmara dos Deputados, que concluiu em um relatório que o racismo institucional é o principal causador do genocídio desses adolescentes no país.

Por Sayonara Moreno Do EBC

A criação de um Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e a destinação de dinheiro de impostos para políticas públicas foram as principais propostas que podem mudar o quadro da violência contra esses jovens.

Para o professor da União de Núcleos de Educação Popular para Negros e Classe Trabalhadora (Uneafro), Douglas Belchior, o relatório reconhece o racismo no Brasil e a dívida histórica com os negros, desde o descobrimento do Brasil até os dias atuais. Mas ele ressalta que as conclusões e propostas devem servir para mudar, na prática, essa realidade.

O documento não agradou a todos os parlamentares. Todas as expressões que fazem referência à identidade de gênero e à orientação sexual foram excluídas do texto final. A integrante da ONG Criola, Jurema Werneck, acredita que o conservadorismo de alguns parlamentares provocou a retirada desses termos.

O Professor do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília, Nelson Inocêncio, concorda com as entidades e também acha que a opinião dos deputados é conservadora.

De acordo com o Mapa da Violência de 2015, da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, as taxas de homicídios de pessoas brancas caíram quase 20% no Brasil. Já as de homicídios de negros aumentaram 14% por cento.

O professor Nelson Inocêncio contou que a análise sobre a eficácia de políticas públicas de combate ao racismo foi vista de forma positiva. As novas propostas do documento devem ser colocadas em prática, segundo Inocêncio, para reduzir as mortes de jovens negros no Brasil.

O relatório da CPI do jovem negro está disponível no site camara.leg.br

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Combater violência contra jovem negro será prioridade, diz Secretaria da Juventude

A socióloga Helena Abramo, representante da Secretaria Nacional de...

O esgotamento do modelo policial

Por Maurício Caleiro Em um intervalo de dois dias...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=