Esse aplicativo te envia um aviso toda vez que você passar por um lugar onde uma mulher fez história

Você já ouviu falar do Field Trip? O aplicativo do Google, que ajuda os usuários a descobrirem coisas interessantes de bairros e cidades pelo mundo, agora conta com o Woman In The Map. Funciona assim: Quando você estiver passando por um lugar onde uma mulher fez história, o aplicativo te enviará uma notificação falando qual foi o fato histórico, quem foi a mulher envolvida e um biografia sobre ela.

Por   do Mode.fica

A iniciativa é comandada pelo movimento feminista Sparks e tudo começou quando as garotas por trás do movimento levantaram alguns dados e notaram a drástica diferença entre homens e mulheres honrados por seus feitos históricos através de estátuas, nomes de ruas e selos postais nos Estados Unidos.

Elas notaram também que, entre 2010 e 2013, apenas 17% dos Doodles do Google pelo mundo honraram mulheres. Quando elas levaram a questão ao Google, eles não só falaram que iam consertar essa falha como também chamaram as meninas para criarem um banco de dados com lugares onde mulheres fizeram história para o aplicativo Field Trip.

Confira três exemplos de mulheres históricas que você vai encontrar no aplicativo:

– Arpilleristas, em Santiago, Chile, um grupo de mulheres que tece tapeçarias coloridas que documentam o tumulto e a violência do regime Pinochet.

– Mary Ellen Pleasant em São Francisco, Califórnia, ativista e abolicionista que, entre outras coisas, se vestia como um jockey para ajudar escravos a escaparem das plantações.

– Mary Anning em Lyme, Inglaterra, uma renomeada geóloga que encontrou fósseis de Plesiosaurias, abalando a comunidade científica.

O movimento Spark é feito por mulheres para mulheres, e todas as pessoas envolvidas no projeto Woman In The Map são também mulheres. Hoje, o Woman In The Map conta com um banco de dados de 100 nomes de personalidades femininas que fizeram história, e está convidando todas que queiram sugerir sua personagem feminina história para fazer parte do banco de dados do aplicativo a entrarem em contato.

+ sobre o tema

Libertar-se do papel de macho-idiota ou ser vetor do sofrimento alheio?

Faz tempo que não sentia tanta vergonha alheia como...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou ateia, mas rezei: Uma história de violência sexual e direito ao aborto

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

10 coisas que foram inventadas por mulheres e você não sabia

Quando você pensa em quem inventou um utensílio ou...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Bancada feminina da Câmara diverge sobre veto à minissaia e ao decote

Mesa Diretora estuda regras de vestimenta para mulheres na...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=