Este prefeito enfrentou a homofobia e se casou com seu companheiro após 13 anos juntos

Edgar de Souza (PSDB) foi reeleito em Lins (SP) e celebrou a união com Alexsandro Trindade.

 

Por Ana Beatriz Rosa Do Huff post Brasil

Em 2012, Edgar de Souza (PSDB) foi o único candidato ao cargo de prefeito no Brasil a assumir durante campanha ser homossexual. Cinco anos depois, o prefeito reeleito de Lins, em São Paulo, se casou no último sábado (4) com o parceiro Alexsandro Luciano Trindade.

Eles estão juntos há 13 anos e a cerimônia foi uma forma de celebrar o relacionamento que começou ainda na adolescência. Edgar e Alex se conheceram na juventude, mas foi apenas em 2004 que começaram a namorar.

Durante a primeira campanha em que concorreu para a prefeitura de Lins, Souza viu sua vida pessoal ser alvo de ataques homofóbicos por parte dos outros políticos.

Em entrevista ao G1 na época, ele contou que cartazes com fotos dele junto com Alex foram espalhados na cidade com mensagens pejorativas, como o escrito “Se votar 45 sua cidade vai ser governada por esta família”.

No último comício da campanha, ele resolveu se posicionar para os eleitores.

“Eu não tenho que esconder com quem eu vivo, quem eu amo. Se eu esconder, não mereço ser prefeito de vocês. Deus me ama como homossexual”, argumentou de cima do palanque.

“Nunca usei a homossexualidade para levar uma bandeira e tudo o que eles tentaram fazer caiu por terra. Minha opção [orientação sexual] não define meu caráter e meus votos foram devido à minha história política.”

Em 2016, Edgar de Souza recebeu 47.99% dos votos e foi o único prefeito reeleito da região. Sóciologo de formação e ligado à vertente da teologia da libertação da Igreja Católica, o prefeito começou cedo a sua carreira pública. Aos 20 anos foi eleito vereador e depois de três mandatos consecutivos assumiu a prefeitura.

Ao Estado, o político afirmou que tornar pública a sua vida pessoal ajudou a diminuir o preconceito entre os 75,1 mil habitantes da cidade.

“Eu me propus a ter uma vida aberta para que as pessoas pudessem ver que os homossexuais não são diferentes dos heterossexuais”.

Nas redes sociais, o político recebeu mensagens de carinho por parte dos moradores que desejaram felicidades no casamento.

+ sobre o tema

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...

Filha de Raúl Castro lidera conga anti-homofobia em Havana

Fantasiados de havaianas e abraçados em bandeiras com as...

Pastor que fazia ‘cura gay’ é preso por abuso sexual de dois homens

Reverendo Ryan J. Muehlhauser pode pegar até dez anos...

Homofobia e violência no Sukiya

Jovem foi intimidado e agredido por garçom do restaurante...

para lembrar

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente nas ações da polícia de São Paulo só tem feito aumentar a violência, provocando a intensificação...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em segundo plano nas negociações e agendas nacionais. Mas o ano de 2023 ativou um gatilho...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...
-+=