Este professor explicou perfeitamente como funciona o privilégio

O material usado? Uma lixeira e algumas folhas de rascunho.

Por Nathan W. Pyle Do Buzz Feed

Certa vez, vi um professor de ensino médio fazer um exercício simples para ensinar a seus alunos como funciona o privilégio e a mobilidade social. Ele começou dando a cada aluno um pedaço de rascunho e pediu que todos fizessem uma bolinha de papel.

Imagens: Nathan W. Pyle / Via buzzfeed.com

Então, ele apontou para a lixeira que estava na parte da frente da sala de aula.

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Ele disse: “A brincadeira é simples: vocês representam a população do país. E todo mundo tem a chance de ficar rico”.

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“Para isso, tudo o que vocês precisam fazer é acertar sua bolinha de papel na lixeira. Mas vocês não podem sair dos seus lugares.”

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Os alunos do fundo da sala imediatamente reclamaram, notando que os alunos das fileiras da frente tinham muito mais chances de conseguir acertar a lixeira.

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Todos tentaram e — conforme o esperado — a maioria dos alunos que estavam nas fileiras da frente conseguiu acertar a lixeira. No entanto, da parte de trás da sala, poucas pessoas acertaram.

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O professor concluiu a lição dizendo: “Quanto mais perto você estava da lixeira, maiores eram as suas chances. O privilégio é assim. Notaram que os únicos que reclamaram da injustiça estavam no fundo da sala?”.

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“Por outro lado, as pessoas que estavam na frente nem sempre notavam o seu privilégio. Tudo o que podiam ver eram os 3 metros entre elas e seu objetivo.”

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“A tarefa de vocês é estar ciente dos seus próprios privilégios. E utilizar esse privilégio específico que estão tendo agora, chamado ‘educação’, para fazer o seu melhor para atingir grandes feitos e defender aqueles que estão nas fileiras de trás.”

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