Estréia de Desenho com Família Negra : Guilhermina e Candelário

Os irmãos Guilhermina e Candelário compõem uma família negra, muito parecida com milhões de famílias brasileiras, atualmente pouco representadas nos meios de comunicação brasileiros, especialmente nos desenhos infantis.

Por Monica Aguiar Do Monica Aguiar Souza

Mas a partir do dia 12, eles estarão todas as manhãs na tela da TV Brasil. A animação colombiana passa a integrar a Hora da Criança, que vai ao ar nas manhãs de segunda-feira a sábado na TV Brasil. Confira os horários de exibição.

Nesta sexta-feira, 10, em Brasília, foi realizado o evento de lançamento do desenho. Crianças da plateia deram sua opinião sobre a estreia de um desenho “diferente” porque mostra crianças negras na tela. “Achei legal porque tem personagens negros e na televisão brasileiras tem mais gente branca”, opinou David da Costa. “E isso significa que a sociedade negra tá cada dia dando mais um passo”, acrescentou Pedro de Souza. Assista vídeo sobre o lançamento do desenho Guilhermina e Candelário em Brasília e a opinião das crianças:

A série, de 20 episódios com 12 minutos, é uma coprodução do Señal Colombia com a Fosfenos Media. O desenho tem a maioria dos seus personagens negros e surge para preencher essa lacuna e valorizar a história e a cultura negra. É um dos primeiros desenhos do gênero com protagonistas negros a ser exibido na TV aberta brasileira. Os irmãos Guilhermina e Candelário são risonhos e muito imaginativos. Eles são negros e vivem às margens de uma praia na casa dos avós. Passam o dia brincando, fazendo descobertas e inventando coisas.

 

gcep4_01
Em suas aventuras, estão sempre criando soluções criativas para os problemas que surgem, dando asas à ilimitada engenhosidade infantil. Vivem situações bem comuns à realidade cotidiana das crianças brasileiras.

 

+ sobre o tema

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra...

para lembrar

O grande anjo negro: Sterling é capa de revista masculina e discute o racismo no futebol

Atacante do Manchester City também fala sobre importância de...

LISBOA DOS ESCRAVOS

Naky Gaglo é natural do Togo e vive em...

Traumas e consequências da escravidão tomam o foco do cinema nacional

Brasileiro ‘Todos os Mortos’, que disputará o Urso de...
spot_imgspot_img

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...

Quem tem direito de sentir raiva?

A raiva, enquanto afeto humano, legítimo e saudável, é um tema que estou tentando colocar na sociedade brasileira, no debate público, mas encontro tantos...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=