Estudante abandona curso de Direito no Mackenzie Rio após ser vítima de racismo

Alba Cristina, estudante do 2º semestre, foi vítima de injúria racial e entrou com pedido no MP contra o ato que sofreu

A estudante de direito Alba Cristina da Silva Conceição cursava o segundo semestre, no Instituto Presbiteriano Mackenzie, no Rio de Janeiro (RJ), quando ficou sabendo, no dia 5 de junho, que uma de suas colegas de classe havia dito ofensas de cunho racial a seu respeito e a respeito de suas duas filhas.

por Norma Odara no Brasil de Fato

“Ela se referiu a mim como ‘macaca’ e às minhas filhas como ‘macacas pretas e faveladas que eu pus pra fora’, conta a estudante.

Alba afirmou ao Brasil de Fato que foi até a universidade para falar com a coordenação, mas que eles trataram a situação de maneira “rasa e superficial”, e alegaram haver uma “ sindicância para estes casos”.

Posteriormente, emitiram uma nota no Facebook rechaçando qualquer tipo de atitude preconceituosa por parte da universidade, o que Alba considera insuficiente.

“Não entraram em contato comigo; a nota não me citou em nenhum momento; uma coletiva de imprensa ia acontecer na sexta-feira (9) [para publicizar o caso de racismo], mas a universidade a desmarcou em cima da hora; o DCE colocou uma nota para que os alunos avaliassem com cinco a instituição, para não dizer que ela é racista. Isso alimenta outros atos preconceituosos”, enumera a estudante. Procurado por telefone, o Mackenzie Rio não atendeu a reportagem.

Alba afirma que está muito chateada com a situação, que lhe afetou psicologicamente, emocionalmente e comprometeu seus planos acadêmicos e até orçamentários, uma vez que ela teve que pagar tanto o semestre que não vai cursar quanto a matrícula da nova universidade.

A estudante conta que alguns colegas de sala tentaram coagir a testemunha que acolheu as ofensas e contou a Alba, demonstrando o viés perverso do racismo que busca “silenciar quem fala a verdade”.

Ela conta ainda que seu primeiro post foi denunciado na rede social, mas ela publicou o mesmo conteúdo outra vez.

Injúria vs. racismo

Bruno Cândido, advogado de Alba, do escritório Almeida e Bandeira de Mello Advogados, explica as interpretações de racismo e injúria:

“O racismo é atribuído a uma coletividade, isto é, a um sujeito indeterminado, e a injúria racial como atribuição de termo pejorativo a um indivíduo determinado em razão de sua raça”.

As sanções também variam, o racismo é inafiançável e não prescreve e a injúria racial não recebe o mesmo tratamento, extraindo “consequências jurídicas e sociais insatisfatórias”, segundo o advogado, que não “contemplam grupos discriminados histórica e ciclicamente”.

O processo administrativo está em andamento dentro da universidade e a nota da instituição na íntegra você pode ler aqui.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...

Racismo gera indenização de 1 ano de salário

  Em decisão unânime, a 1ª Turma do Tribunal Regional...

Regina Duarte também tem medo de índio

- Fonte: Blog do Sakamoto - A atriz global e...

Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional

Por: Kátia Ferraz   A liberdade, a prosperidade e...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=