Estudantes de Direito promovem ato em apoio a professor que fez piada sobre mulheres

Alunos que estavam em aula quando professor fez brincadeira que causou reação de DCE consideram reação exagerada

por Rodrigo Müzell, do Zero HoraPorto Alegre

A repercussão dada a uma brincadeira feita em aula pelo professor de Direito da PUCRS Fábio Melo de Azambuja — que gerou um pedido de providências do diretório acadêmico à universidade — fez com que alunos promovessem, na manhã desta sexta-feira, um ato em desagravo ao docente.

Alunos foram à aula de preto e, no intervalo entre as aulas, aplaudiram o professor quando ele saía de uma das salas. Azambuja, em uma classe de Direito Empresarial III, na quarta-feira, disse que leis “são como mulheres, feitas para serem violadas”. O aluno Luan Sanchotene, incomodado com o que considerou uma declaração que “incita a violência”, compartilhou no Facebook a frase. A manifestação na rede social motivou uma reunião de estudantes do Diretório Central (DCE) com a diretoria da universidade para que uma sindicância fosse aberta.

Na manhã de sexta-feira, a aluna Júlia Scheirr, do sétimo semestre de Direito, que organizava o ato em apoio ao professor, disse que estava na aula e que as queixas tiraram o comentário do contexto.

— Não estamos defendendo a piada, longe disso, que foi infeliz. Sou mulher, achei a brincadeira infame, mas foi uma brincadeira. Estamos em defesa do professor, que é maravilhoso e querido por todos. Quando ele disse aquilo, ninguém se manifestou. Se a pessoa se ofendeu, poderia ter dito no ato, em vez de postar nas redes sociais. Pessoas que não estavam na aula retiraram a frase do contexto — afirmou.

Victória Lopes, também do sétimo semestre, disse que uma carta feita por estudantes que consideraram demasiada a repercussão será enviada à secretaria e à coordenação do curso de Direito. Para ela, a reação à piada foi “muito radical” e a maioria dos alunos não entendeu a frase como apologia ao estupro.

— Acreditamos que foi uma exposição que afetou a vida passada dele. E também foi desnecessária. Todo ato em defesa do direito da mulher é válido, mas não quando se torna radical — disse.

Integrante do DCE da PUCRS, Paula Volkart considerou a ocorrência “grave”. Ela disse que deve ser aberta uma sindicância para apurar os fatos.

— Foi um ato de misoginia e machismo, uma apologia ao estupro dentro da sala de aula, e o DCE mantém uma posição que é contra as opressões. Depois disso, outras pessoas vieram até nós e relataram casos que aconteceram com o mesmo professor. Sabemos que é muito difícil que ele seja afastado, mas é importante que a PUC se posicione em relação a isso — avaliou.

O professor Azambuja foi procurado por Zero Hora em sua casa e escritório, da manhã até o fim da tarde de quinta-feira, mas não foi localizado para comentar o episódio. A universidade, em nota, disse que “os fatos já estão sendo averiguados pela Faculdade de Direito, que irá ouvir o professor e, conforme as informações coletadas, tomar as medidas cabíveis para o caso. A PUCRS e a Faculdade de Direito não compactuam com qualquer manifestação ofensiva”.

 

Foto: Júlia Scheirr / Arquivo Pessoal

 

Leia Também:

‘Leis e mulheres foram feitas para serem violadas’: declaração de professor causa polêmica

+ sobre o tema

‘Não dói o útero e sim a alma’, diz menina vítima de estupro coletivo

Trinta e três homens são procurados por participação no...

Prisão é demais para ‘ato que durou só 20 minutos’, diz pai de estuprador nos EUA

Inacreditável. O pai de um ex-aluno da renomada Universidade de...

Médico é condenado a 130 anos de prisão por estupro durante exames

Casos ocorreram entre setembro de 2014 a janeiro de...

para lembrar

Imprensa americana repercute estupro de turista em van no Rio

Segundo jornais, incidente levanta dúvidas sobre segurança na cidade. Meios...

JUSTIÇA DO AMAZONAS MANDA PRENDER PREFEITO DE COARI

Prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP) é acusado de...

O direito de quem ama

O direito de quem ama Leia Também  Ele nunca me...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=