Evento de hip hop debate produção musical e protagonismo feminino

Mulheres estão se mobilizando e mostrando que também podem ocupar espaços

Por Isabela Lopes Do Portal o Dia

Durante a VII edição do Hip Hop Acontece, realizada nesse domingo (25), no Centro de Produção da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, além do lançamento do 2º CD do Grupo Reação do Gueto, intitulado ‘Nordestinamente’, também foi realizada uma roda de conversa sobre o protagonismo feminino no hip hop e o lançamento do CD do rapper Preto Kedé.

Lucas Carvalho de Araújo, um dos coordenadores do grupo, explicou que o movimento visa discutir temas relacionados às causas de luta da população que vive nas periferias de Teresina, usando o hip hop como um instrumento político e de formação. “Apresentamos documentários, trocamos ideias com outros coletivos para ver como está o hip hop atualmente e analisamos o movimento como um todo. O hip hop vem trabalhando sistematicamente essas minorias que estão à margem da sociedade”, falou.

capa-elias-fontinele-e-o-rap-da-santa-maria-da-codipi-4-copy1474887758

Além do lançamento de produções, jovens fizeram roda de conversa sobre participação feminina (Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

Ele citou que o Grupo Reação do Gueto é bastante organizado e conta com a participação de outros coletivos, como grupos de dança, percussão, entre outros, e o intuito é atrair os jovens e dialogar com a população em geral. “Estamos com o movimento aberto para outros coletivos que queiram participar junto com a gente e trazer ideias, e quem quiser conhecer é só nos procurar, seja para dançar, grafitar, discotecando ou fazendo rap”, destacou.

Marcos Gabriel Ferreira é cantor de rap e também faz parte do movimento de hip hop. Juntamente com o grupo Reação do Gueto, tem participado de atividades em diversos pontos culturais da cidade, como no Centro de Artesanato, além de palestrar em escolas. Segundo ele, o trabalho desenvolvido é todo voltado para os jovens.

“A cada dia que passa o hip hop vai conquistando mais a juventude. Antes éramos muito marginalizado e o movimento não tinham apoio, mas agora somos independentes e temos uma importância para juventude, pois ajudamos eles a refletir sobre o que está acontecendo à sua volta e sem eles não existiríamos”, finalizou.

O rapper Preto Kedé aproveitou o evento para lançar seu primeiro CD online, que está disponível em sua página no Facebook. Ele destacou que nesse trabalho traz uma mistura do rap e reggae, com ideias renovadas, mostrando um novo olhar do dia a dia.

Carmen MC também participou do evento e pontuou a participação das mulheres no movimento hip hop, que ainda é uma cultura dominada por homens e machista. “Consequentemente o machismo impera, mas as mulheres existem, só que foram muito invisibilizadas e no Piauí não era diferente. Poucas mulheres subiam no palco, mas essa realidade está começando a mudar”, falou.

Ela acrescentou que as mulheres estão se mobilizando e mostrando que também podem ocupar este espaço. Carmen MC frisou que os homens ainda encaram a participação da mulher com uma forma agressiva, mas ela pontuou que é através da luta e de debates que é possível evoluir e fazer com que a mulher tenha seu trabalho reconhecido.

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Rock in Rio 2022: Ludmilla é confirmada no Palco Sunset ao lado de Macy Gray

A cantora brasileira Ludmilla foi confirmada como atração do Rock in...

‘Muitos brancos esquecem a raiz negra do rock’, diz Will Cahoun, do Living Colour

“Devo prestar homenagem a uma das minhas artistas mais...

Dani Nega lança a música Sai Boy

Dani Nega lança a música "Sai Boy" acompanhada de...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...
-+=