“Existe um racismo velado, mas muito poderoso”, diz Leo Madeira sobre preconceito no Brasil

Por: Jovem Pan

Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, Leo Madeira ficou conhecido como vencedor do concurso Caça VJ da MTV, em 2002, quando passou a integrar as principais atrações da emissora. Quem era fã da emissora se lembra dele em Acesso MTV, Mochilão e Jornal MTV. Seu último projeto é a série Nota 10 – A Cor da Cultura, exibida pelo Canal Futura, que fala sobre a conscientização das diversidades raciais e o papel da educação sobre o tema.

Leo conta sobre as lições tiradas das viagens: “Nós brasileiros acabamos esquecendo algumas das nossas raízes, pela própria osmose do ensino, pelo jeito que a história é transmitida na escola”, conta ele. Com a experiência, o apresentador ficou decepcionado ao perceber como o racismo acontece no Brasil: “Existe um racismo muito velado, mas muito poderoso, que impede o desenvolvimento de muitas pessoas”.

Madeira ficou feliz em constatar que com a lei da obrigatoriedade do ensino sobre a cultura afro-brasileira as escolas brasileiras têm evoluído na transmissão da identidade e história de povos “que foram vencidos”. Devido à disparidade da educação brasileira, porém, muitas escolas ainda não cumprem a lei. “O projeto visa municiar as escolas e professores com material didático para que eles possam cumprir a lei e ter oportunidade de ensinar sobre o patrimônio africano”.

No programa, ele viaja para várias cidades brasileiras, conversando com alunos, professores e especialistas da educação para ver de que forma o Brasil está estudando suas raízes. “Correr atrás do seu passado é importante”, diz. Segundo ele, a cultura africana não está apenas na dança ou na culinária, mas também na engenharia, arquitetura e outras ciências práticas que acabam passando despercebidas. “Toda e qualquer área do conhecimento cultural e prático tem alguma influência da cultura africana”, arguenta.

Tempos de MTV

Leo trabalhou oito anos na MTV, e tem muitas lembranças boas da época, como a primeira vez que foi para a Casa da Praia da MTV, o estúdio de verão da emissora. Lá, encontrou justamente o apresentador do Morning Show, Edgard. “Lembro de estar lá, tenho essa lembrança positiva de como vocês foram receptivos e simpáticos”, diz Leo. Para ele, a MTV foi muito importante na época em que as pessoas ainda não tinham internet para ficar por dentro das novidades: “a gente descobria os lançamentos e clipes pela MTV”.

Fonte: jovem pan

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

Contribuições para Implementação da Lei 10.639/2003

Este documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial,...

MEC prorroga seleção de 50 projetos de pesquisa em diversas áreas

Serão priorizadas propostas de difusão do conhecimento da história...

A influência da cultura afro-brasileira para formação sergipana

O território sergipano possui inúmeras manifestações que garantem uma...

O Negro na Sala de Aula

A educação é um campo com seqüelas profundas de...
spot_imgspot_img

Geledés e Alana lançam pesquisa sobre municípios que colocam a Lei 10.639/03 em prática

Em Diadema (SP), após um ano de implementação da Lei 10.639/03, que há 20 anos alterou a LDB e instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e...

Ensino de história negra não é cumprido, dizem debatedores

As redes de educação não cumprem satisfatoriamente a obrigação, estabelecida pela Lei 10.639, de 2003, de ensinar sobre a história e a cultura afro-brasileiras....

Ação Educativa lança edital para selo comemorativo de 20 anos da lei 10.639

A Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, associação civil sem fins lucrativos, está com inscrições abertas para o Edital do concurso do Selo Comemorativo de 20 anos...
-+=