Exposição reforça a luta pelo direitos da mulher negra no Brasil

Mostra pode ser visitada até o dia 21 de março. A ativista Lélia Gonzalez é homenageada na mostra.

Foto: Acervo JG/Foto Januário Garcia

Do G1

A exposição itinerante “O Feminismo negro no palco da história”, sobre a vida da ativista Lélia Gonzalez, pode ser visitada no auditório da Casa Civil da Governadoria até o dia 21 de março. A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher começou na última quinta-feira (11) e faz homenagens à ativista, como um símbolo de todas as mulheres que vivem a margem da sociedade.

Maria Luiza Nunes, técnica do Núcleo de Apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Negras e Remanescentes de Quilombo, vinculado à Casa Civil, explicou a importância de trazer a história de Lélia Gonzalez para a discussão.

“Lélia, uma importante intelectual brasileira, reconhecida internacionalmente, vive na invisibilidade. Eu quero ressaltar que várias outras mulheres negras, intelectuais, no Brasil de hoje estão na invisibilidade. Então que, a partir desse olhar, a gente comece a perceber a importância da contribuição de todos para a sociedade”, ressaltou Maria Luiza.

A coordenadora do Núcleo de Apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Negras e Remanescentes de Quilombos, Adelina Braglia, falou da luta da mulher negra na sociedade. “Quando a gente transpõe a história da discriminação e do racismo da sociedade como um todo para as mulheres, a coisa é bem mais complicada. As mulheres negras estão no último degrau da sociedade. Elas ganham menos que o homem negro, menos que a mulher branca, e, muito menos que o homem branco”, destacou.

O evento também ainda teve demonstração do uso do turbante, indumentária que representa as raízes africanas, símbolo de resistência e resgate cultural.

Serviço
A exposição, na Casa Civil da Governadoria, fica aberta até o dia 21 de março, localizada na avenida Dr.Freitas. Mais informações no número: (91) 3248-0667. Além disso, qualquer instituição pode solicitar os painéis que contam a história de Lélia para exposição no Centro de Estudo e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa), que fica na rua dos Timbiras, passagem Paulo VI, 244, no bairro da Cremação, entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro. Contatos: (91) 3224-3280 e [email protected].

+ sobre o tema

Mulheres negras enfrentam barreira maior no mercado de tecnologia

O Brasil tem mais negros (56%) e mulheres (52%),...

Marina: Paradoxos

 Há algo perturbador na performance eleitoral de Marina da...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=