Famílias pobres e mulheres vítimas de violência, idosos, negros, índios e travestis na fila do Minha Casa, Minha Vida de São Paulo

Haddad inclui idosos, negros, índios e travestis na fila do Minha Casa, Minha Vida

Do  G1

Famílias pobres e mulheres vítimas de violência também são priorizadas.
Resolução foi publicada nesta sexta-feira no Diario Oficial.

Famílias paulistanas lideradas por idosos, negros, índios, gay, bissexual ou mulher, independentemente de sua orientação sexual terão prioridade na fila do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Também terão prioridade famílias com grau de dependência superior à média da cidade de São Paulo ou lideradas por vítimas de violência doméstica .

A lista beneficia ainda famílias com crianças e adolescentes em situação de abrigamento com indicação de atendimento habitacional, famílias com ônus excessivo de aluguel, famílias moradoras em domicílios sem unidade sanitária e famílias que trabalhem ou morem perto do empreendimento habitacional.

Idosos precisarão comprovar ter 60 anos ou mais. Negros, índios, travestis e transexuais deverão apresentar autodeclaração. Os outros casos deverão ser comprovados por análise de documentação.

Esses chamados critérios adicionais de demanda estão na resolução 61 do Conselho Municipal de Habitação (CMH) publicada nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial. Eles são complementares aos critérios nacionais estabelecidos pelo Ministério das Cidades.

Esses grupos terão espaço na fila após o atendimento a cotas já reservadas a idosos, deficientes e famílias em áreas de risco, conforme portaria do Ministério das Cidades.

A resolução dividiu a demanda em três grupos. O grupo  I é representado pelos candidatos que atendam de cinco a seis critérios de priorização entre os nacionais e os adicionais.

O grupo 2 é representado pelos candidatos que atendam até quatro critérios de priorização entre os nacionais e os adicionais.

Os candidatos de cada grupo serão selecionados e ordenados por meio de sorteio, obedecendo à proporção que prevê 75% de candidatos do Grupo I e 25% de candidatos do Grupo II.

 

 

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Especificidade do racismo brasileiro

Sempre perguntam o porquê de algumas pessoas não se...

Por que população brasileira fica mais feminina e idosa — e como isso molda futuro do país

Predominantemente masculina e jovem até os anos 1940, a...

1500, o ano que não terminou

Quem chorou por Vitor, o bebê indígena assassinado com...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+

O programa USP 60+ completa 30 anos de sua criação e está com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024. A abertura de vagas se...

Fundamentalismo não pode impedir políticas para a população trans e travestis

Neste ano, os desafios das defensoras dos direitos da população LGBTQIA+ serão a superação da instrumentalização do pânico moral em torno das nossas pautas e estabelecer...
-+=