Feminicídio: acusado de matar Rosilene na Univasf é condenado a 21 anos de prisão

O julgamento de José Luiz da Silva Irmão foi realizado nessa terça-feira (24) em Petrolina. Mulheres organizadas cobraram justiça e o cumprimento da ‘lei do feminicídio’.

Enviado por James Oliveira da Silva via Guest Post para o Portal Geledés 

Nessa terça-feira (24) foi realizado o julgamento de José Luiz da Silva Irmão, acusado de matar Rosilene do Rio, 32 anos, estudante de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Rosilene foi brutalmente assassinada com 40 golpes de faca deferidos por José luiz, ex-companheiro da vítima, no restaurante universitário da Univasf, localizado no Campus Sede, em Petrolina-PE. O crime aconteceu na presença de vários estudantes que tentaram socorrer a estudante que foi levada para o Hospital Universitário, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O caso teve grande repercussão, mobilizando mulheres de vários núcleos da Marcha Mundial das Mulheres e grupos feministas espalhadas por diversos estados do país, impulsionando a campanha contra o feminicídio. 7 meses depois do assassinato de Rosilene, o julgamento foi realizado e condenou José Luiz a pena de 21 anos e 06 meses de reclusão por homicídio triplamente qualificado. O crime foi qualificado como feminicídio.

O Crime de Feminicídio

Feminicídio significa a perseguição e morte intencional de pessoas do gênero feminino, e é classificado como um crime hediondo no Brasil. Este crime se configura quando é comprovada que a causa do assassinato é sobretudo por questões de gênero, ou seja, quando uma mulher é morta simplesmente por ser mulher. É motivado pelo ódio, pelo desprezo e pelo sentimento de perda da propriedade sobre a mulher em uma sociedade machista, marcada pela desigualdade de gênero. Muitas mulheres sofrem com a violência doméstica, em que os agressores são companheiros e ex-companheiros que se aproveitam do fato de conhecer sua rotina e saber como invadir sua propriedade.

Leia Também: PLP 2.0 – Aplicativo para coibir a violência contra a mulher

Segundo o Mapa da Violência, dos 4.762 homicídios de mulheres registrados em 2013, 2.394, isso é, 50,3% do total foram cometidos por um familiar da vítima. Já 1.583 dessas mulheres foram mortas pelo parceiro ou ex-parceiro, o que representa 33,2% do total de homicídios de mulheres cometidos no ano de 2013.

Para tentar impedir os crimes contra as pessoas do gênero feminino, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 13.104, em 9 de março de 2015, conhecida como a Lei do Feminicídio. A lei altera o Código Penal (art.121 do Decreto Lei nº 2.848/40), incluindo o feminicídio como uma modalidade de homicídio qualificado, entrando no rol dos crimes hediondos.

A lei estabelece que existem razões de gênero quando o crime envolver violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher.

A MMM Sertão acompanhou o processo

A Marcha Mundial das Mulheres, organizadas aqui no vale como Núcleo Sertão, em ação conjunta com o Setor de Mulheres do Levante Popular da Juventude do Vale, vem acompanhando esse caso, problematizando a questão da violência contra a mulher em todas suas faces, esteve presente no julgamento. As mulheres se mantiveram reunidas em frente ao fórum de Petrolina, cantando e gritando palavras de ordem, atentas ao processo, cobrando justiça e o cumprimento da lei.

Núcleo-Sertão-Marcha-Mundial-da-Mulheres

Texto de Jaqueline Santos e James Silva
Fotos da MMM Sertão

Publicado originalmente no site de notícias locais, Ponto Crítico – Informação que Empodera (http://pontocritico.org/24/11/2015/feminicidio-acusado-de-matar-rosilene-na-univasf-e-condenado-a-21-anos-de-prisao/)

+ sobre o tema

Em meio à crise de violência, México apresenta taxa de feminicídio próxima à pandemia

Culpabilização do sexo feminino, naturalização da violência e corrupção...

Sempre foi barato bater em mulher, diz Maria Berenice Dias, 1ª juíza do RS

Entre o dia em que a desembargadora Maria Berenice...

Homem mata esposa grávida a facadas porque ela não quis fazer jantar

Uma mulher grávida foi assassinada dentro de casa pelo...

para lembrar

Professor recebe bilhete com ataques racista homofóbico

Professor de português do (Cotuca) colégio Técnico de Campinas,...

Em Tempos de Necropolítica Reinventamos a Necropoética.

A 22a. Mostra de Cinema de Tiradentes começou no...

Conselho de direitos humanos acata denúncia da OAB contra bolsonario

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos acolheu proposta do...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=