Fernanda Lima posta fotos de babás e é chamada de racista

A apresentadora do Superstar, Fernanda Lima, discutiu com seguidores na tarde desta segunda-feira, 3. Ela postou uma foto com as babás Ângela e Tayane Dias, dos gêmeso dela, João e Francisco, com roupas “descoladas”. “Aqui em casa não tem essa de babá vestida de branco! Ó o grau das mina!”, escreveu na legendas.

Uma seguidora a considerou racista. “O mais triste desse pais não é o fato de estarem vestidas de branco ou não, é o fato de sempre vermos pelo passado escravocrata esse tipo de foto, a Sinha branca falando ‘Olha minhas negras não vivem na senzala, são da casa’. Pode até tratar bem mas infelizmente elas sempre serão as babás e a sinhá sempre será a boazinha tipo Princesa Isabel. Um dia, neste país, ainda vamos ver os negros no poder e não só subalternos como essa foto #prontofalei”, escreveu uma seguidora.

Fernanda Lima respondeu ao comentário:  “Querida, essas meninas são filhas de uma grande amiga e não trabalhavam. Quando tive meus meninos, liguei pra ela perguntando se elas queriam uma oportunidade de trabalho porque eu estava disposta a ensinar, já que saquei que, apesar de difícil, a profissão de babá pode ser muito rentável. Desde então elas convivem com a nossa família, comemos na mesma mesa, conversamos e trocamos confidências como amigas. E ainda as remunero muito bem”.

A seguidora de Fernanda se explicou. “Como sou uma pessoa educada e antes que os seguidores da Sinhá Fernanda comecem a me xingar (…), não vão entender nunca mesmo, passando 127 anos da abolição, que vemos a mesma cena: brancos patrões e negros empregados. Tenho certeza que vocês não vão querer que esse quadro mude. Afinal, quem vai servir, né?”.

Mas nem todos foram contra a apresentadora. “Chamar alguém de Sinhá e afirmar que os negros só “servem” é de uma tristeza. Enfim, desejo a essa menina muita luz em seu coração, deve ter sofrido muito nessa vida”, escreveu uma. “Se fosse duas babás de pele branca não causaria tanta discussão, o preconceito está nos olhos daquele que olha a foto e interpreta de maneira totalmente equivocada, para pessoas sem preconceito, simplesmente são duas mulheres lindas e estilosas que tem o carinho da patroa e seu trabalho reconhecido!”, postou outra.

fernanda-lima-2

Leia também:

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Vereadora alvo de ofensa racista: ‘Disseram que era liberdade de expressão’

Em entrevista ao UOL News, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP)...

Não queremos mais Marielles

Às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos, vereadores negros...

Supervisor acusa vereador de Embu das Artes de racismo: “Todo preto fede”

O supervisor Izac Gomes, de 57 anos, acusou hoje...

Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida

Para um país que historicamente se pensava como uma...
spot_imgspot_img

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=