Frente considera programa de cotas paulista ‘preconceituoso e equivocado’

Manifesto destaca que “medidas como as apresentadas agora não só expõem a face racial da elite paulista, mas também evidenciam o descompasso entre o governo estadual e os movimentos sociais organizados”

Por: Jorge Américo e José Francisco Neto

A Frente Pró-Cotas, formada por dezenas de organizações sociais, divulgou manifesto em repúdio ao Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp), lançado nesta quinta-feira (20) pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O programa tucano deverá começar a ser implantado a partir de 2014, caso as universidades concordem com a proposta. 

O projeto de Alckmin pretende reservar 50% das vagas a estudantes de escolas públicas que passarem por uma etapa intermediária. Das vagas reservadas, 35% podem ser destinadas a negros, pardos e indígenas.

Somente aqueles que tiverem aproveitamento de 70%, ao término de dois anos de estudo, poderão ingressar nas universidades estaduais (USP, Unesp e Unicamp) ou na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec).

No entanto, essa etapa intermediária é criticada pelos movimentos que compõem a Frente Pró-Cotas. Eles entendem que essa proposta do governo paulista retoma a ideia “de que estudantes cotistas podem diminuir a qualidade das universidades”. E que essa forma é “preconceituosa e equivocada”.

“Vários estudos apontam que a adoção de cotas raciais diretas e imediatas é o único meio capaz de mudar o perfil monocromático e elitista das universidades públicas em curto e médio prazo. Medidas como as apresentadas agora não só expõem a face racial da elite paulista, mas também evidenciam o descompasso entre o governo estadual e os movimentos sociais organizados”, diz trecho do manifesto.

Em 2006, pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) constatou que a média dos cotistas foi semelhante ou maior que a dos demais estudantes em 34 de 56 cursos.

 

 

Fonte: Brasil de Fato

+ sobre o tema

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

para lembrar

Deus é contra as cotas? Por Dennis de Oliveira

Dennis de Oliveira, MOVIMENTAÇÃO NO CÉU Movimentação no Céu. São Benedito,...

“Dez anos são suficientes pra corrigir uma desigualdade gerada há séculos?”

Babalorixá e antropólogo Rodney de Oxóssi contesta posição de coordenadora...

Estudar com a classe média, jogar bola com a periferia.

Algumas pessoas me chamam de extremista. Muitas não entendem...

Como cotista eu repilo as afirmações de Alexandre Garcia

Quando o Alexandre Garcia abre a boca, quem fala...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=